Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

A incorporação do Trade em todos os setores da empresa

Precisamos cada vez mais pensar marca no ponto de venda

Por: | 21/10/2010

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Olá pessoal,

Essa semana dei uma palestra na UFRJ sobre os Reflexos das Tendências de Consumo no Ponto de Venda para os alunos de Publicidade e Propaganda. Pude perceber o aumento do interesse de publicitários pela comunicação e desenvolvimento da marca no PDV. Falei para os alunos que esse é um caminho que não tem volta. Precisamos cada vez mais pensar marca no ponto de venda. Com a dispersão dos pontos de contato com o consumidor com a mídia, a única certeza que temos de sermos vistos é dentro do PDV e se garantirmos a presença de nosso produto neste local.

Por isso, temos identificado uma necessidade de aproximação cada vez maior do Marketing com o Trade, mesmo que o Trade esteja na área comercial. É fundamental que a estratégia desenvolvida para a marca, seu posicionamento, sua comunicação, o desenvolvimento de sua embalagem, que tudo seja desenhado até o ponto de venda. Então não podemos ter campanhas hiper-criativas, se elas não conseguem se expressar e impactar o consumidor no seu ato de compra. Precisamos conseguir que a comunicação seja total, como nos explica o brilhante Rafael Sampaio em seu livro.

Assim como não adianta o Marketing desenhar todo um pensamento holístico de desenvolvimento de marca que chega ao PDV, internet, e a área de Trade não conseguir colocar o produto no PDV. Algumas empresas que nem tem área de Trade precisam arranjar responsáveis na área comercial pela penetração do produto. A estratégia de distribuição, a clusterização dos canais de venda para uma adequada distribuição de investimento, o desenvolvimento de parcerias com varejo, a execução no PDV, a inteligência merchandising e a mensuração das ações do PDV hoje são imprescindíveis para qualquer empresa que deseja alavancar vendas e fazer sua marca acontecer, da criatividade à venda.

Darei um curso quarta-feira que vem (27/10) em São Paulo, na ABA, exatamente para ajudar as empresas a pensarem isso. O curso é aberto e é interessante para profissionais da área comercial, de marketing e RH, pois a mentalidade Trade precisa estar incorporada em todas as áreas da empresa. Para maiores informações sobre o curso e como se inscrever, por favor acessem http://www.aba.com.br/Pagina.aspx?IdSecao=2144,2146&t=evento_det&IdEvento=3746.

Espero vocês lá!

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss