Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

De volta ao presente - Muitas novidades!

Cultura e Consumo

Por: | 27/08/2010

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Olá Pessoal, estou de volta para mais uma temporada! Estarei trazendo nos próximos meses muitas novidades do varejo europeu, eventos, matérias e muiiiiitas fotos.

Ontem tivemos um evento maravilhoso no Rio de Janeiro, foi o "III Encontro Internacional de Comportamento do Consumidor Cátedra L´oréal - COPPEAD/UFRJ". As palestras foram maravilhosas e pudemos perceber como o desenvolvimento da parceria "Academia/Empresas" vem enriquecendo o mercado comprometido com as melhores práticas. O encontro demonstrou a importância de "olhar o consumidor mais de perto e entender em profundidade suas práticas de consumo: a casa, interações com o varejo, espaços de lazer, papéis e relações sociais".

Minha palestra demonstrava como os valores culturais regionais compõem e interferem nas relações de compra, a partir do momento em que os atributos de escolha e os tipos de necessidades são reflexos desses valores. Evidenciando como as marcas de supermercado se estabeleceram ou mesmo contribuíram para o reforço dessas diferenças de valores.

Constatei em meus estudos que os valores nacionais de base, os que permeiam praticamente todos os brasileiros, apresentam peso e gradações distintas em função das regiões de nascimento e, principalmente, do convívio de um grupo de indivíduos. São diferenças, por vezes representativas, na maneira com as quais os indivíduos se relacionam com o consumo, na importância que dão à valorização de determinados bens ou marcas, em suas necessidades de reconhecimento ou pertencimento, em sua forma de comprar e no modo com o qual fazem suas escolhas. Percebemos igualmente que algumas marcas, com sua comunicação, atitude ou forma de operacionalização, no caso do varejo, atendem melhor ou pior a estas necessidades específicas. O que podemos averiguar no desenvolvimento do mercado nacional varejista é que, por exemplo, nem sempre uma rede de supermercado ou de eletrodoméstico que tem muito sucesso em uma região terá o mesmo resultado em outra.

O que apresentamos buscava demonstrar especificamente como o processo das diferenças dos valores dos recifenses, paulistas e cariocas contribuiu, se apoiou, rejeitou ou promoveu a construção das maiores ou mais importantes marcas regionais de supermercado. Contudo, abordamos a relação destes indivíduos com as redes Bompreço, Pão de Açúcar, Zona Sul e Mundial, respectivamente.

Essas conclusões foram baseadas na realização de estudos etnográficos, qualitativos e quantitativos que empreendemos ao longo dos últimos 10 anos nestas cidades para redes de supermercados, marcas de produtos, empresa de serviços e estudos que empreendemos nós mesmos sobre consumo em relação à influência das diferenças regionais.

Esse é um tema que muito me interessa, mas como uma boa carioca interessada em ser interessante, muitos são ainda os temas que me interessam estudar nesta vida. Essa paixão que porto por meu trabalho é que mantém esta busca por conhecimento acesa.

Adorei participar do evento e estou feliz em poder ter um pouco mais de tempo para voltar a lhes escrever sobre minhas reflexões e pensamentos. Viver é fundamental, sobretudo em plena simplicidade e usufruindo o máximo possível de sua presença própria. Isso já é um enorme e maravilhoso trabalho nessa passagem terrestre, não é mesmo? Bom desfrutem de vocês mesmos. Aqui e agora. Até breve!

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss