III ABA Trade: As melhores práticas de Trade | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

III ABA Trade: As melhores práticas de Trade

Por: | 17/11/2009

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Aconteceu na terça-feira passada, dia 10, o III ABA Trade em São Paulo, evento anual realizado pela ABA SP para promover o encontro dos profissionais de Trade, onde apresentamos cases, debatemos e trocamos experiências. Tivemos auditório lotado, as palestras e os debatem foram uma maravilha.

Como Presidente do Comitê de Promoção, Trade e Varejo da ABA SP abri o evento com o tema Panorama do Mercado Brasileiro e Tendências Mundiais, onde mostrei alguns números positivos do comércio e da indústria deste ano e alertei para a pequena queda na produção industrial de alimentos (-1%). Também apresentei as tendências que identifico como mais importantes para o desenvolvimento do Trade nacional e as oportunidades ligadas aos movimentos de comportamento de compra Mundial (consumo consciente, qualidade de vida, regionalização e objetos individualizados e seus reflexos na moda dos objetos de design). Mostrei uma série de fotos sobre visual merchandising, consumo consciente, embalagens inovadoras em termos ambientais, que são produzidas para serem recicladas, comportamento do consumidor e muitas novidades do mercado europeu em diversos segmentos. Apresentei cases como Zara Home, Peugeot Avenue, Lafayette Maison, supermercado Simply e outros (só para deixar vocês com água na boca).

Em seguida, abrindo o bloco de Promoções Conjuntas, tivemos os cases Homem de Ferro & Audi, apresentado por Phaena Spengler, Gerente de Lançamentos da Paramount; e da Droga Raia, com sua revista socialmente responsável Sorria, apresentado pela Diretora de Marketing Cristiana Pipponzi. No primeiro foi demonstrado como uma estratégia de trade conjunta entre marcas de atuação e segmentos distintos, que realizaram ações implementadas por ambas as empresas em seus canais de venda chave, podem ampliar a penetração e visibilidade e, conseqüentemente, as vendas. Grande oportunidade para uma série de marcas trabalharem de forma cooperada, customizarem operação, reduzirem custos e, além de tudo, aumentar suas vendas e visibilidade. A segunda palestra foi emocionante, pois demonstrou como podemos através de ações de trade desenvolver estratégias de construção de imagem de marca, usando ações de PDV como plataforma social. Muito interessante e consciente.


 

No terceiro bloco falamos de ROI em Trade. Eduardo Toonoka, da LCA, demonstrou como é possível mensurar a efetividade das ações promocionais no PDV.  Após o almoço, tivemos cases de Ativação de Marketing, iniciando com Anna Freitag, Gerente de Marketing da HP e sua nova linha de PC´s all in one, em lançamento e campanha com festas e ações que envolvem o DJ francês David Guetta. Demonstrando como utilizar diferentes canais de comunicação para gerar experiência de uso em seu consumidor potencial, formador de opinião e de imagem. Em seguida, o Gerente de Trade, Rodrigo Macchi, da Diageo, apresentou soluções de ativação para a marca de whisky Black Label Johnnie Walker. Onde demonstrou que é possível usar a criatividade e implementar uma ação promocional de baixo custo para alavancar em até 20 vezes a venda de um produto de alto valor agregado da Black Label. Encerrando com chave de ouro, tivemos o case do Guaraná Jesus apresentado pelo gerente da Coca-Cola Luiz Fernando Lotito. Case lindo, de um projeto de reposicionamento, realizado pela Dia Comunicação, que envolveu toda uma estratégia de incorporação da Marca regional ao portfólio da Coca-Cola, inserindo o consumidor na renovação e no relançamento desta marca de alto valor emotivo para o povo do Maranhão. O estudo envolveu uma série de pesquisas que avaliavam entre outros os valores regionais, a afirmação de identidade do povo maranhense e a imersão nos canais de compra. O resultado gerou aumento de vendas, nova arquitetura de embalagem com segmentação de canais, site com índice enorme de visitas e retomada de uma curva positiva de crescimento da marca.

No final do dia, encerramos nosso encontro com um caloroso debate sobre terceirização de mão-de-obra para o PDV, ações promocionais, incentivo ao trade e trade marketing. Debate animado por Sidney Porto (Gerencial Brasil), Márcia Cabral (Ability), Edmundo Monteiro (People Mais) e Rogério Lima (Boehringer) presentes na mesa. Foi ótimo ter tido a participação de tantos excelentes profissionais do nosso mercado, todos alinhados em melhorar seus serviços, reverter problemas e identificar oportunidades. Teríamos ficado lá por mais muitas horas nesse intenso debate.
Ano que vem tem mais ABA Trade. Esperamos fazer ainda mais bonito do que neste ano. Para isso, contamos fundamentalmente com a presença de todos vocês no debate melhores práticas de Trade. Venham participar de nosso Comitê de Trade, promoção e Varejo na ABA! 

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss