Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Shopper View

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Não é preciso rodar muito pela velha Europa para compreender como os pontos-de-venda franceses são impactantes em ambientação e merchandising, frente aos espanhóis, suíços, alemães, ingleses e

Por: | 09/10/2009

simoneterra@sterra.com.br

Compartilhe

Não é preciso rodar muito pela velha Europa para compreender como os pontos-de-venda franceses são impactantes em ambientação e merchandising, frente aos espanhóis, suíços, alemães, ingleses e italianos. A concorrência e a guerra das grandes redes é certamente um dos fatores que permitiu a evolução em pontos-de-venda de supermercados, hipermercados e mercadinhos franceses.

A estrutura do varejo alimentar brasileiro é totalmente relacionada à estrutura do varejo alimentar francês. A inteligência do merchandising se faz nos mínimos detalhes, na layoutização, no trabalho por universo de produtos, gestão por categorias, em pequenos detalhes que percebemos em todos os segmentos de compra.

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Mas os espetáculos nos pontos-de-venda não acontecem somente nos supermercados, eles encantam a vida dos consumidores em diversos canais de venda. Podemos ver o show de merchandising nas lojas de PetShop, como por exemplo nas fotos da "Animalis" que se encontra em Bercy.

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Nos pontos-de-venda de material de construção como, por exemplo, no Mr. Bricolage, que não é um dos mais estruturados em termos de merchandising e novidades na frança, a lógica é pautada em informar e ensinar o consumidor a fazer ele mesmo os pequenos trabalhos em sua casa. Castorama é uma das redes mais direcionadas a informar e encantar o consumidor.

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

Entretanto, é bem verdade que este é um segmento em que encontramos novidades interessantes também na Suíça e na Alemanha. Na primeira podemos conhecer a rede Coop que mistura supermercado, eletrodoméstico, jardinagem e material de construção e na Alemanha, a Hellweg, faz um trabalho fantástico com a seção de jardinagem e petshop!

Merchandising - Encantando o consumidor do alimentar ao material de Construção!

                                        Copp - Suiça                                                            Hellweg - Alemanha                                

Outro segmento fantástico é o das lojas de perfumaria, beleza e maquiagem, como por exemplo, a Shephora, que não para de mudar seu conceito e traz cada vez mais o serviço para facilitar a vida das tradicionais consumidoras e dos novatos consumidores. Mas, sobre a Shephora, vamos fazer uma matéria especial mostrando sua evolução desde os primórdios! Se eu esquecer, fato que pode acontecer com a idade, rsrsrsrs, podem me cobrar.

Bom final de semana para todos!

Comentários
Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss