Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

A importância dos links de saída

Os links de saída são aqueles que referenciam páginas fora do seu site. Por exemplo, em um artigo no seu blog você comenta sobre determinada notícia e coloca um link para a mesma, que leva a outro site.

Por: | 04/07/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Erick Formaggio


Links de saída são importantes, pois conduzem o usuário a uma página externa com o objetivo de complementar e referenciar o assunto em questão, ou seja, são um complemento para a informação.



Um exemplo interessante é de um site de receitas. Ao dar uma receita de determinado prato em um site, ele pode incluir links de saída para lojas onde é possível encontrar os ingredientes. Totalmente relevante e colaborativo com o usuário.

Preocupações

Os maiores medos em relação aos links de saída são o "vazamento de PageRank" e o "direcionamento externo" (Jerry Ledford, 2009).

Penso que, quando você colabora com o usuário em determinado contexto, ele volta ao seu site. Basta lembrar-se de suas experiências com outros websites. Você deixou de voltar ao Google porque ele te leva para outros lugares? Você deixou de voltar ao seu site de notícias predileto porque você clicou em algum link que te direcionou a outro site que complementou a informação? Certamente não.

Quem trabalha ou já trabalhou com usabilidade sabe que a medida de lembrança de um usuário para determinado site baseia-se na experiência que ele teve quando utilizou o site. Sendo assim, dê uma boa experiência ao usuário e, certamente, ele voltará muitas vezes ao seu site.

Sobre o vazamento de PageRank, basta não exagerar. Faça tudo na medida certa, utilizando bom senso, e você não sairá prejudicado.

A relevância do link de saída

Quando o robô percebe a relevância desse link de saída, percebe também a relevância da página onde existe o link. Seguindo o exemplo da receita, sua página será extremamente relevante, pois, além de conter a receita, contém também links que levam às lojas onde é possível comprar os ingredientes. Além disso, haverá uma enorme chance de o usuário voltar mais e mais vezes ao site, pois sabe que lá encontrará não só as receitas, mas indicações para compra dos ingredientes.

No caso de uma página com uma resenha de um determinado livro, acredito que será relevante aquela que disponibilizará informações sobre seu conteúdo, bem como links de saída para as livrarias onde é possível comprar o livro.

Dicas para links de saída:

Relevância: que sejam importantes para determinado assunto. A relevância do link de saída será responsável pela relevância da página onde está posicionado, bem como para a página que aponta;
Palavras-chave: um texto âncora com uma palavra-chave que dê um feedback ao usuário também ajudará o robô a entender a natureza da informação;
Complemente: complementar a ideia explanada sempre é bom. Quanto mais relevante for, mais útil será para o usuário. No caso de uma resenha de um livro, por exemplo, você pode criar um link para um fórum de discussão literária, onde se discute sobre o livro e seu autor; e
Ajude: colabore com o usuário. Artigos técnicos com links para ferramentas, além de ajudar o usuário, privilegia páginas importantes em um determinado contexto.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2017. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss