Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Juventude: Comportamento em desenvolvimento

Tenho observado que as dificuldades de comunicação e comportamento dos jovens têm aumentado constantemente. Não se trata mais apenas de imaturidade e inexperiência, mas de desvios culturais e comportamentais adquiridos em seu convívio pessoal e obviamente

Por: | 21/01/2010

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Wagner Campos


Sim, tecnologia! Com uso exagerado de softwares como MSN e e-mail estes jovens aumentam suas dificuldades em pensar no que escrevem e como escrevem. Algumas mídias sociais infelizmente colaboram para esta mesma alteração, apesar de não ter esta finalidade.

Os jovens passam a se comunicar com maior freqüência apenas virtualmente e acabam se esquecendo de como é interagir pessoalmente com outros interlocutores. Seus e-mails são mal formulados e que causam grande dificuldade de interpretação no que realmente desejavam dizer.

Mais grave é quando se trata de comunicação pessoal. Seus comportamentos demonstram desconforto em conversar e uma enorme dificuldade em elaborar perguntas e respostas de forma a obter um diálogo agradável e objetivo. Como se habituaram a utilização da tecnologia e abreviação das palavras e frases, acabam por utilizar a mesma agilidade em conversas, porém, sem grandes resultados.

Em entrevistas de emprego, não olham nos olhos do entrevistador, não tem um raciocínio mais lento e demonstram enorme nervosismo, muito superior ao nervosismo tradicional de uma entrevista.

E como superar estes obstáculos e conseguir se desenvolver pessoalmente e profissionalmente?

A tecnologia deve ser usada, mas não apenas para uma comunicação informal ou fútil e sim para busca de informações, leituras e interpretações de conteúdos disponíveis na rede, porém de sites confiáveis, pois sabe-se que muitas informações disponíveis na rede são falhas ou falsas.

É importante manterem-se atualizados pelo menos o básico: mercado, política, responsabilidade social, sua cidade e seu país. Obter informações apenas de noticiários de televisão é empobrecer ainda mais sua cultura e informação pois estes canais de comunicação também são limitados devido ao tempo e objetivos do mesmo.

A fonte de conhecimento deve vir de um composto de recursos, como livros, revistas, internet, televisão, escolas etc. É importante também participar de treinamentos que abordam relacionamento interpessoal e comunicação eficaz. Caso não tenha condições de participar destes tipos de treinamentos, passe a observar o comportamento das pessoas no ônibus, na padaria, no mercado, na escola, na empresa e em todos os lugares. Veja se concorda com a atitude de algumas pessoas, o que você faria no lugar delas e se já fez algo semelhante e se identificou com esta situação. Até mesmo alguns bons filmes poderão ensinar a como se comportar ou expressar.

Passe a olhar mais nos olhos de seus interlocutores, ouça com atenção as informações e somente depois de analisá-las e compreendê-las responda. Evite ser agressivo. Esteja disposto a ouvir. Nem sempre você obterá uma resposta exatamente como você espera, mas, com certeza, se comunicando e expressando de forma errada, conseguirá uma resposta exatamente contrária a qual você deseja.

Criando este hábito, seu raciocínio será cada vez mais rápido e você assimilará as informações com maior qualidade muito mais facilmente.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss