Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

A Prática do Sucesso

Dizem que quem tem um por que, suporta qualquer como. Mas será mesmo que esta teoria, na prática funciona?

Por: | 12/03/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Alessandra Assad


Uma das conseqüências mais marcantes do estresse profissional que se caracteriza por exaustão emocional, avaliação negativa de si mesmo, depressão e insensibilidade com relação a quase tudo e todos, chama-se Síndrome de Burnout. Ela pode ser considerada como um efeito de um organismo que não conseguiu se adaptar adequadamente às exigências do meio, gerando um comportamento disfuncional e não saudável para a pessoa. E agora eu pergunto: que poder de controle você tem sobre as suas emoções nessa hora? Qual o seu nível de resiliência?

A palavra vem do latim "resilio", que significa voltar ao estado natural. O conceito de resiliência para as ciências humanas é "a capacidade de um indivíduo em possuir uma conduta sã num ambiente insano, ou seja, a capacidade do indivíduo sobrepor-se e construir-se positivamente frente as adversidades".

A beleza e a motivação da resiliência residem na capacidade de você poder escolher como perceber e responder às situações adversas. O conceito vem da Física e é aplicado ao comportamento humano permitindo mudanças nas atitudes e na qualidade de vida das pessoas diante do caos do dia-a-dia de cobranças, prazos, pressões, muita tensão e estresse acumulado.

Os medos dos desafios de assumir o risco de enfrentar algo é muitas vezes maior do que nós mesmos. Se o atraso de um minuto parece durar uma hora, um comentário descuidado o fere como repreensão e um silêncio é interpretado como indiferença, está na hora de repensar alguns valores diante das adversidades, que acabam conduzindo os indivíduos ao sentimento de impotência diante das decepções e contradições da vida. Você tem duas opções: ou fica parado e foge delas ou as encara de frente, vislumbrando-as como novos desafios a serem vencidos e transformando-as em oportunidades.

A composição das características de uma pessoa resiliente se dá pela formação genética, sociocultural e pela personalidade de cada um. Há pessoas com predisposição para ter mais dificuldade ou facilidade para alcançar a resiliência, mas uma porcentagem muito pequena de pessoas têm esse "talento".

Os indivíduos resilientes normalmente são pessoas que possuem uma combinação de algumas características. Acreditam em si e naquilo de que são capazes de fazer, encaram as situações de estresse e adversidade como um desafio a ser superado, são abertos à novas experiências e formas de se fazer as coisas, conseguem administrar seus sentimentos e suas emoções em ambientes imprevisíveis e emergenciais, conhecem suas emoções, sabem administrá-las, sabem automotivar-se, reconhecem emoções em outras pessoas e sabem manejar relacionamentos, procuram constantemente por inovações. e mantêm altos níveis de clareza, concentração, calma e orientação frente a uma situação adversa.

A grande maioria dos profissionais e organizações considerados competentes, quando se submetem à uma situação emergencial, ameaçadora, desconhecida, vêem suas competências drasticamente diminuídas ou praticamente desaparecidas. 80% das pessoas diminuem a eficácia de suas competências quando passam por situações que interpretam como imprevisíveis, adversas, turbulentas ou ameaçadoras, 20% conseguem manter-se competentes em ambientes de pressão e utilizam suas características afetivas, comportamentais e cognitivas para enfrentar uma situação adversa com sucesso.

É importante que você descubra em si um conjunto de conhecimentos e experiências que proporcionem suficiente estabilidade e equilíbrio interno para lidar com as altas exigências do mundo moderno e que possam utilizar de sua inteligência e sabedoria para encontrar idéias e soluções criativas para assim ganhar o mundo e colocar em prática finalmente a sua estratégia de sucesso.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss