Os destinos do nosso dinheiro - Investimentos | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Os destinos do nosso dinheiro - Investimentos

Os Investimentos são o segundo destino de nossos recursos.

Por: | 05/02/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Jalmei José Duarte


Após o destino Manutenção (que são as despesas do dia-a-dia - e já falamos aqui), temos o Investimento.

Antes de tudo, é importante lembrar que não tratamos aqui no sentido financeiro de se ter investimentos (ou aplicações), mas em toda e qualquer saída de dinheiro que signifique aumento de patrimônio. Exemplos: Compra de um automóvel, de uma geladeira, compra de uma calça jeans, aquisição de um cd/dvd, compra de um móvel, aquisição de um imóvel, etc.

Nesta classe de saídas (Investimentos), as de "grandes" valores como parcela do pagamento do carrro, da casa, ou outra mensalidade de maior valor temos fácil em nossa memória, entretanto as despesas menores são frequentemente desconsideradas pela importância, porém comprometem o Orçamento do Lar

Temos muitos sonhos, muitos desejos e muitas necessidades e por vezes adquirimos itens que necessariamente não eram prioritários. Esta compra "errada" interfere em nossas decisões e traz consequências.Tenho como sugestão, para sua organização pessoal, com relação a Investimentos, a seguinte matriz:

O que quer Importância Urgência Resultado Data a ser realizada
Computador 4 4 16 30/06/2009
Quitar uma dívida 5 5 25 28/02/2009

Abaixo darei as instruções para usá-la adequadamente:
1) Na coluna "O que quer" coloque todas as suas necessidades e desejos, todos, independente de preço ou valor e do que seja
2) Na Coluna "Importância", dê uma nota para aquele sonho ou necessidade de 1 a 5, sendo 1 para o menos importante e 5 para o mais importante
3) Na Coluna "Urgência", dê uma nota para aquele sonho ou necessidade de 1 a 5, sendo 1 para o menos Urgente e 5 para o mais importante
4) Multiplique a nota dada para a Importância pela nota dada a Urgência
5) Quanto maior for o resultado, é o que você precisa fazer primeiro
6) Na coluna "Data a ser realizada" serve para você colocar um alvo para realizar aquela necessidade ou sonho

Com esta matriz, Você praticamente tira o peso emocional de sua decisão. No exemplo constante na matriz, emocionalmente, é melhor comprar um computador do que quitar uma dívida, entretanto o racional a fazer é a segunda opção.

Já falamos dos destinos Manutenção e Investimentos, no próximo artigo falaremos sobre o destino Poupança
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss