os-destinos-do-nosso-dinheiro-manutencao | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

os-destinos-do-nosso-dinheiro-manutencao

Por: | 19/01/2009

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Jalmei José Duarte


Em nosso último artigo falamos dos destinos de nosso dinheiro. Dentre eles temos a Manutenção como um desses três destinos.

A Manutenção é o custo do nosso dia-a-dia. São as despesas que existem, como o próprio nome diz, para nossa manutenção. Exemplos: compras de supermercado, pão, leite, combustível, lazer, ônibus, cabeleireiro, manutenção do carro, manutenção da casa, gás de cozinha, impostos, etc.

Nesta classe de despesas (Manutenção), as saídas "grandes" como condomínio, combustível, ou outra mensalidade de maior valor temos gravado em nossa memória, mas as despesas menores são frequentemente desconsideradas pela importância ou pelo "baixo valor". Entretanto porcentualmente a maior parte de nossas saídas de recursos é para estes itens;

Diante disso, a regra a ser usada para este conjunto de saídas de nosso caixa é o orçamento individual para cada despesa. Obviamente que se temos um orçamento para cada despesa, devemos ter lançamentos diários para cada uma delas, a medida que a saída de dinheiro vai ocorrendo.
Cada despesa por menor que seja deve ser registrada. Isso pode ser feito numa folha de papel, num caderno, ou mesmo pode controlar essas despesas numa planilha eletrônica.
Pode parecer chato, mas você se surpreenderá com aquelas despesas que até então eram "insignificantes" aos seus olhos.
Assim, após fazer o controle de um mês, poderá comparar o que estava orçado e o que foi efetivamente realizado e assim fazer os devidos ajustes.

Utilizo uma planilha em Excel, caso você queira, escreva-me que enviarei.

Lembre-se que temos ainda os destinos Investimento e Poupança e que o bom gerenciamento do item Manutenção liberará recursos para estes.

Com relação a tarefas, ouvi certa vez que temos dois preços a pagar: o da Disciplina ou o do Arrependimento. Sugiro que sejamos disciplinados para garantir o sucesso nas diversas áreas de nossa vida, seja pessoal e/ou profissional.
Comentários

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss