A internet como laboratório de idéias | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

A internet como laboratório de idéias

A tecnologia hoje está cada vez mais invadindo nossas vidas, na grande maioria com o objetivo de facilitá-la. E a Internet faz parte dela. Quando eu estudava, me lembro de ficar horas na biblioteca (principalmente porque tinha que entregar o estudo no dia

Por: | 23/12/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Leonardo Pallotta


A Internet veio para consolidar o conhecimento da humanidade e facilitar sua busca e organização. Outro papel que a Internet nos trouxe foi facilitar a aplicação de idéias na vida real.

Hoje conseguimos implementar idéias com um custo muito baixo. Consigo me inspirar em idéias de pessoas do mundo inteiro (como esse blog, por exemplo). Conseguimos informações para nos ajudar no dia-a-dia, como por exemplo, um simples modelo de planilha excel para controlar o budget de marketing (para quem não possui esse informação), ou um formato de apresentação de um business plan. A Internet tem tudo o que imaginamos (e até coisas que não fazemos idéia), basta saber o lugar certo e como buscar.

Cientistas das Comunidades
Outro papel fundamental que a Internet, da forma como ela é hoje, facilitou é a maximização das idéias com a união de outras mentes brilhantes. Com a ploriferação das comunidades no mundo a velocidade do desenvolvimento de uma idéia ou conceito dentro desse meio aumentou com uma velocidade tremenda. Primeiro que existe hoje comunidade extremamente focada, conseguimos, por exemplo, entrar numa comunidade de fotografia - Flickr, por exemplo - e questionar profissionais sobre dicas de fotografia. Existem fóruns de Marketing e de Atendimento ao Cliente que reúnem profisisonais para a troca de idéias, conceitos e Cases de Sucesso.

Aqui no Brasil estamos engatinhando com isso. Começando pelas comunidades focadas em business e marketing, ainda muito poucas e por outro lado ainda não existe um hábito das pessoas de procurar por conhecimento na Internet e nas comunidades.

Estava conversando com um Cliente meu que trabalha em Atendimento ao Cliente, e o questionei sobre a busca do conhecimento, e onde ele buscava com que frequência. Fiquei pasmo ao saber que ele não tinha tempo e não buscava com frequência. E olha que estamos falando de um profissional que trabalha em uma Multinacional.

Cientistas do Marketing
Os profissionais de marketing possuem hoje uma grande ferramenta na mão. A Internet como laboratório de idéias, um local onde podemos aplicar e testar (com resultados mensurados) nossas mais malucas idéias.

Podemos colocar uma idéia na prática e conseguir um grande público para testar e passar feedback com o maior prazer. Trocar conhecimento, vivências e até mesmo participar da construção e evolução dessa idéia.

Acredito muito no poder das comunidades e do conhecimento coletivo. Sei que existem pessoas que possuem um alto conhecimento em práticas de marketing. Consigo acessá-lo, independente do local do mundo onde esteja, e apresentar minha idéia de marketing maluca, ouví-lo, evoluir esse conceito e implementá-lo em minha empresa. Como aconteceu quando fui implementar um projeto de CRM em minha empresa, mas isso eu conto em outro post mais detalhado.

Celeiro de Inovações
A Internet serve como celeiro para inovações, um laboratório de idéias onde os cientistas somos nós mesmos, e os componentes químicos são nossos próprios pensamentos, nossas idéias, nossos neurônios borbulhando de imaginação.

Ondas na internet vão e vem. Porém algumas deixam marcas e ficam para sempre evoluindo a cada dia. O interessante da Internet é isso, ela nada mais é do que um grande celeiro de idéias, um laboratório de inovações.

Inove. Não tenha medo. Utilize das ferramentas da Internet para facilitar sua vida. O marketing precisa se renovar a cada dia. Ajude-o nesse evolução.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss