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Estratégias para a Geração de Leads Online

Antigamente as estratégias de comunicação em marketing para a geração de Leads qualificados focavam-se nas ações offline. Hoje as cabeças pensantes de marketing perceberam o grande potencial online.

Por: | 12/11/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Autor: Leonardo Pallotta


O público online tem características bem distintas do público offline, e o melhor a um custo muito baixo, podem-se buscar Leads qualificados em grande quantidade, pré-dispostos a trocar informações e conhecimento, além da possibilidade de coletar informações sobre sua preferência de compras e comportamentos.

Outro ponto importante que difere esses dois públicos é a mensuração de resultados. As ferramentas que são utilizadas na comunicação online pode-se extrair e mapear todo o processo e saber até mesmo detalhes sobre o comportamento da campanha - como, por exemplo, saber quando o prospect leu a comunicação, qual campanha, durante quantas vezes, se ele teve interesse em saber mais sobre o assunto, e até se houve um retorno ou feedback sobre a campanha.

Informações valiosas para que conseguir dominá-las e inteligentemente saber usá-las de forma a adaptar a sua comunicação para cada público, e direcioná-los através do melhor canal (canal que ele "ouvirá" com mais atenção).

As mais efetivas estratégias de comunicação online para a geração de Leads são aquelas que atingem o público certo na hora certa, com uma oferta efetiva. Abaixo alguns exemplos de como as ferramentas podem ajudar na busca de Leads qualificados:

Midia aliada ao Registro: Combina o alcance de público qualificado que está pedindo por follow-up. Responsáveis pela área de Marketing colocam suas mídias online em sites que tem certa conexão com o seu produto ou serviço - colocando sua mensagem na frente de uma grande massa de Leads qualificados que já estão tomando uma ação específica - como, por exemplo, se cadastrando para receber newsletter, tornando-se um membro de certa comunidade, etc...

Essa é uma grande oportunidade para coletar informações específicas sobre cada pessoa que preencher os dados e buscar informações no seu Banner ou qualquer outra manifestação de comunicação da sua marca.

Comunicação Contextual: Fazer a comunicação direcionada para o público certo na hora certa. Porque não colocar uma mídia sobre promoções de DVD quando o usuário clicar na sua loja buscando algum tipo de DVD? Porque não colocar sua campanha sobre pacotes de Viagens de verão na comunidade ou Blog falando sobre Natal ou Fernando de Noronha?

Se você conseguir mapear o contexto que o seu público é inserido e onde está acontecendo, fica fácil direcionar a campanha com uma comunicação focada - lembra da comunicação certa na hora certa?. Comunicação Contextual funciona perfeitamente para alcançar determinados nichos com interesses e comportamentos bem definidos.

Dedicated Web Page Advertising - Hotsite: Um conceito interessante para discutir sua eficiência. Trata-se de dedicar sua campanha em um Hotsite específico com informações detalhadas e focadas. Outro dia estava pesquisando na Web por um restaurante perto de casa quando me deparei com uma midia de um empreendimento. O interessante dessa Midia foi o foco, já citado nos itens acima, ele falava de um apartamento - no caso apertamento por causa do tamanho - no bairro que eu estava procurando o restaurante. Bom voltando ao ponto, acabei ficando curioso e cliquei no banner.

O link acabou me levando para um tipo de Hotsite do empreendimento. Ali obtive todas as informações necessárias para eu tomar alguma decisão em comprar o apartamento. Quantidade de quartos, vagas na garagem, valor aproximado do imóvel, tamanho do apartamento, enfim todas as informações que eu precisava em um único lugar, focado e de uma maneira bem organizada. Isso demonstra o quanto esse tipo de ação é válida, principalmente se o primeiro passo - atrair as pessoas certas, na hora certa - der certo.

Mecanismos de Busca: Outra poderosa ferramenta para os profissionais de marketing são os mecanismos de buscas. Mais de 80% dos seus clientes potenciais utilizam os mecanismos de busca para achar o que eles estão procurando. Aliás, muitas dessas pessoas vêem nos mecanismos a única forma de achar o que eles estão procurando, de maneira rápida e focada.

O segredo dessa ferramenta é entender como eles podem direcionar o tráfego dos potenciais Leads para o seu Website. O link patrocinado oferece um meio fácil e rápido de expor suas marcas para as pessoas que estão buscando exatamente o que você oferece e então trazê-lo para o seu Website. Quer mais foco do que isso?

Todo profissional de marketing deve considerar as estratégias em parceria com os mecanismos de buscas como um componente mandatório do seu plano de marketing online.

O poder online é gigantesco. Basta saber domar os conceitos e principalmente saber ouvir - quem escreve de volta.

Leonardo Pallotta (lpallotta@hotmail.com), pós-graduado em Marketing pelo IBMEC e graduado em administração pelo Mackenzie, com especialização em comunicação e branding pela ESPM e FGV. Atualmente gerencia um blog focado em conceitos e atualidades de marketing digital, chamado eMarketing Vox (emarketingvox.blogspot.com), e aplica o seu lado empreendedor no business Santo Casamenteiro (www.santocasamenteiro.com.br).
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