Estimando número de pesquisas com o Google Trends | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Estimando número de pesquisas com o Google Trends

Melhorias no Google Trends permitem maior controle a respeito da comparação de volume de pesquisas por palavras-chave.

Por: | 19/07/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Tiago Fachini


Não é novidade que a comparação da quantidade de pesquisas efetuadas por determinado termo nos mecanismos de busca serve como base para cálculo de custo e CTR aproximados de uma campanha de Links Patrocinados. Também não é novidade que o Google Trends oferece um serviço de comparação do número de pesquisas efetuadas por determinadas palaras-chave.

O serviço é gratuito, e talvez por isso ainda deixe um pouco a desejar no quesito qualidade dos resultados já que seu sistema de comparação é do tipo "broad match" sendo que o ideal deveria ser "exact match", ou seja, numa pesquisa pelo termo "Terra" o trends englobará todos os resultados relacionados a este termo como o Portal Terra, Terra (de planeta), Terra (de plantar), Terra (de minha terra) entre outros. Por este motivo é importante utilizá-lo com cautela, pois em casos onde as paavras em questão possuem mais de um significado o resultado da pesquisa pode ser mal interpretado.

Para diminuir os impactos deste problema, o Google Trends oferece uma opção de refinamento dos termos de pesquisa a qual permite maior controle sobre os resultados da comparação. Veja o tamanho da discrepância na comparaçao entre os termos: "rio janeiro, janeiro e janeiro - rio".

Abraços a todos!
Tiago Fachini
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss