10 Dicas para um site eficiente | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

10 Dicas para um site eficiente

Mais que ter um canal web de divulgação de seus serviços e empresa, é importante que esse canal seja funcional e eficiente. Hoje, mais que um luxo, ter um site é uma necessidade. Seu site pode jogar contra ou ser uma importante ferramenta complementar par

Por: | 22/07/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Reinaldo Luz Santos


Ter uma agência ou produtora de confiança e talentosa é um primeiro passo certeiro para chegar a esse objetivo. Para saber se seu site foi feito ou está em mãos conhecedoras veja se ele segue algumas dessas dicas. Se o profissional ou empresa que está cuidando de seu site conhece e aplica boa parte desses conceitos você está no caminho certo.

O site bem estruturado, com conteúdo relevante, arquitetura bem desenhada, publicável dinamicamente e com usabilidade eficiente devem ser o conjunto de elementos para converter a visita em aceitação e o visitante em cliente.

Uma coisa é certa: Se seu site não atende a esta demanda, algum concorrente irá atender...

01. Qual a missão do seu site?

Um bom site não é apenas bonito. Para ser eficiente um site deve fazer bem o que se propõe, divulgar os serviços e ou produtos da empresa. Estabelecer objetivo principal do site é fundamental para fazê-lo cumprir sua missão.
Um bom site não é apenas um folder eletrônico, deve ser um canal de relacionamento com os clientes. Cada segmento de negócios possui características que definem o tipo de conteúdo que o cliente procura no site.
Consultorias devem divulgar artigos e notícias, empresas de treinamento podem divulgar calendários de cursos e lojas de equipamentos eletrônicos podem divulgar dicas de uso.

02. Cuidado com as piruetas e animações em flash!

Animações exageradas e efeitos especiais já foi moda, mas a tendência não pegou quando a internet passou a ser comercial. Mais importante que imagens sofisticadas e demonstrações de flash, seu site deve ser direto e respeitar o tempo do visitante. Use sim imagens e animações, mas sem dar a elas mais importância que o seu negócio.

03. Site desatualizado é como uma revista velha.

Se um visitante entra em seu site uma vez e vê um conteúdo e depois de um período entra a segunda novamente e vê exatamente o mesmo conteúdo, ele não perderá o tempo entrando a terceira.
Mesmo que seja difícil, é importante que seu site traga atrativos aos visitantes para que ele se interesse em voltar e ao ver o conteúdo entenda que há uma atualização constante.

04. Administrar o conteúdo do seu site não deve ser um trabalho penoso.

Completando o tópico anterior, ao sabermos o quanto é importante manter os conteúdos de seu site atualizado é necessário compreender também que esse trabalho não deve ser foco principal e muito menos despejar grande esforço e tempo. Para isso os sistemas de administração de conteúdo já comuns e obrigatórios. Escolha uma empresa que tenha um sistema gestor de conteúdos que seja confiável, flexível e fácil de usar.

05. Para o site o usuário é o cliente e deve ser levado em consideração.

Um bom site é aquele que respeita, entende e prioriza a usabilidade amigável e clara. Quando falamos de usabilidade falamos da experiência que o usuário terá ao navegar em seu site. Plataformas alternativas, com efeitos complexos e difíceis de usar podem ser interessantes para concursos de designers, mas para a internet comercial a compreensão do usuário deve ser o foco principal da construção de um site.
Lembre-se de dar atenção aos diferentes tipos de usuários. Dar opções claras de como voltar a primeira página, página anterior, opção de ampliar o tamanho da letra ou ouvir o texto em mp3 pode ser um diferenciais caprichosos que os mais velhos vão valorizar e muito.

06. Arquitetura da informação gera sites eficientes e, mesmo complexos, fáceis de navegar.

Seu site é fácil de navegar? O visitante encontra facilmente o que deseja?
A arquitetura de informação é o planejamento correto de como a informação deve ser estruturada de modo que a navegação seja simplificada. Com isso, mesmo um site com muito conteúdo parece simples de navegar.

07. Compreenda a importância dos elementos do seu site.

A usabilidade está relacionada à facilidade que o visitante tem ao navegar no site. O link está corretamente destacado? A imagem do banner possui um link para mais informações? O link da imagem em destaque está CLARAMENTE fácil de identificar como LINK? Essas são apenas algumas questões a avaliar, mas tão importante quanto isso, identificar quais elementos e informações dar mais destaque é também fundamental.

08. O site bom mesmo é o site visitado.

Seu projeto web também precisa ser planejado para ficar bem posicionado no Google e em outros mecanismos de busca. Pesquisas mostram que os mecanismos de busca estão entre os primeiros canais para se chegar a diferentes sites. Mas esse é um assunto complexo que merece atenção. Para saber mais sobre isso leia mais sobre otimização de sites para melhoria de posicionamento em mecanismos de busca.

09. Promova a interatividade entre sua empresa e os visitantes de seu site.

Conversas unilaterais sempre foram o fraco de antigas mídias. A internet veio para facilitar a interação, use desse recurso em seu site. Dê opções ao usuário de se comunicar, seja para pedir-lhe informações, expressar opiniões ou para fazer contatos diretos comerciais.
Para isso, o fundamental é uma página de contato com o máximo de opções possível. Um formulário objetivo e simples de contato, telefones, e-mail principal, Skype ou MSN se possível e endereço.
Além disso a comunicação nos blogs corporativos já é bem usada e eficiente para gerar essa interatividade.

10. Escolha um bom fornecedor.

Todo esse conhecimento é superficial. É importante saber desses detalhes, mas um bom site deve ser feito por um bom profissional.
Lembre-se que o barato muitas vezes sai caro. Ao invés de pessoas com promessas baratas, prefira uma empresa com experiência comprovada. O melhor é confiar em uma empresa especializada, onde você poderá contar com um profissional de desenho de estrutura, programadores e designers, todos empenhados em usar o melhor da tecnologia disponível com o conhecimento nivelado de cada técnica.
A dica é pesquisar uma boa empresa, pedir depoimentos sobre seu trabalho e ver o portfólio de projetos realizados.

O site bem feito é aquele que atende aos requisitos técnicos atuais, que tem objetivo claro e que consegue converter visitante em cliente.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss