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10 Dicas para um site eficiente

Mais que ter um canal web de divulgação de seus serviços e empresa, é importante que esse canal seja funcional e eficiente. Hoje, mais que um luxo, ter um site é uma necessidade. Seu site pode jogar contra ou ser uma importante ferramenta complementar par

Por: | 22/07/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

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Autor: Reinaldo Luz Santos


Ter uma agência ou produtora de confiança e talentosa é um primeiro passo certeiro para chegar a esse objetivo. Para saber se seu site foi feito ou está em mãos conhecedoras veja se ele segue algumas dessas dicas. Se o profissional ou empresa que está cuidando de seu site conhece e aplica boa parte desses conceitos você está no caminho certo.

O site bem estruturado, com conteúdo relevante, arquitetura bem desenhada, publicável dinamicamente e com usabilidade eficiente devem ser o conjunto de elementos para converter a visita em aceitação e o visitante em cliente.

Uma coisa é certa: Se seu site não atende a esta demanda, algum concorrente irá atender...

01. Qual a missão do seu site?

Um bom site não é apenas bonito. Para ser eficiente um site deve fazer bem o que se propõe, divulgar os serviços e ou produtos da empresa. Estabelecer objetivo principal do site é fundamental para fazê-lo cumprir sua missão.
Um bom site não é apenas um folder eletrônico, deve ser um canal de relacionamento com os clientes. Cada segmento de negócios possui características que definem o tipo de conteúdo que o cliente procura no site.
Consultorias devem divulgar artigos e notícias, empresas de treinamento podem divulgar calendários de cursos e lojas de equipamentos eletrônicos podem divulgar dicas de uso.

02. Cuidado com as piruetas e animações em flash!

Animações exageradas e efeitos especiais já foi moda, mas a tendência não pegou quando a internet passou a ser comercial. Mais importante que imagens sofisticadas e demonstrações de flash, seu site deve ser direto e respeitar o tempo do visitante. Use sim imagens e animações, mas sem dar a elas mais importância que o seu negócio.

03. Site desatualizado é como uma revista velha.

Se um visitante entra em seu site uma vez e vê um conteúdo e depois de um período entra a segunda novamente e vê exatamente o mesmo conteúdo, ele não perderá o tempo entrando a terceira.
Mesmo que seja difícil, é importante que seu site traga atrativos aos visitantes para que ele se interesse em voltar e ao ver o conteúdo entenda que há uma atualização constante.

04. Administrar o conteúdo do seu site não deve ser um trabalho penoso.

Completando o tópico anterior, ao sabermos o quanto é importante manter os conteúdos de seu site atualizado é necessário compreender também que esse trabalho não deve ser foco principal e muito menos despejar grande esforço e tempo. Para isso os sistemas de administração de conteúdo já comuns e obrigatórios. Escolha uma empresa que tenha um sistema gestor de conteúdos que seja confiável, flexível e fácil de usar.

05. Para o site o usuário é o cliente e deve ser levado em consideração.

Um bom site é aquele que respeita, entende e prioriza a usabilidade amigável e clara. Quando falamos de usabilidade falamos da experiência que o usuário terá ao navegar em seu site. Plataformas alternativas, com efeitos complexos e difíceis de usar podem ser interessantes para concursos de designers, mas para a internet comercial a compreensão do usuário deve ser o foco principal da construção de um site.
Lembre-se de dar atenção aos diferentes tipos de usuários. Dar opções claras de como voltar a primeira página, página anterior, opção de ampliar o tamanho da letra ou ouvir o texto em mp3 pode ser um diferenciais caprichosos que os mais velhos vão valorizar e muito.

06. Arquitetura da informação gera sites eficientes e, mesmo complexos, fáceis de navegar.

Seu site é fácil de navegar? O visitante encontra facilmente o que deseja?
A arquitetura de informação é o planejamento correto de como a informação deve ser estruturada de modo que a navegação seja simplificada. Com isso, mesmo um site com muito conteúdo parece simples de navegar.

07. Compreenda a importância dos elementos do seu site.

A usabilidade está relacionada à facilidade que o visitante tem ao navegar no site. O link está corretamente destacado? A imagem do banner possui um link para mais informações? O link da imagem em destaque está CLARAMENTE fácil de identificar como LINK? Essas são apenas algumas questões a avaliar, mas tão importante quanto isso, identificar quais elementos e informações dar mais destaque é também fundamental.

08. O site bom mesmo é o site visitado.

Seu projeto web também precisa ser planejado para ficar bem posicionado no Google e em outros mecanismos de busca. Pesquisas mostram que os mecanismos de busca estão entre os primeiros canais para se chegar a diferentes sites. Mas esse é um assunto complexo que merece atenção. Para saber mais sobre isso leia mais sobre otimização de sites para melhoria de posicionamento em mecanismos de busca.

09. Promova a interatividade entre sua empresa e os visitantes de seu site.

Conversas unilaterais sempre foram o fraco de antigas mídias. A internet veio para facilitar a interação, use desse recurso em seu site. Dê opções ao usuário de se comunicar, seja para pedir-lhe informações, expressar opiniões ou para fazer contatos diretos comerciais.
Para isso, o fundamental é uma página de contato com o máximo de opções possível. Um formulário objetivo e simples de contato, telefones, e-mail principal, Skype ou MSN se possível e endereço.
Além disso a comunicação nos blogs corporativos já é bem usada e eficiente para gerar essa interatividade.

10. Escolha um bom fornecedor.

Todo esse conhecimento é superficial. É importante saber desses detalhes, mas um bom site deve ser feito por um bom profissional.
Lembre-se que o barato muitas vezes sai caro. Ao invés de pessoas com promessas baratas, prefira uma empresa com experiência comprovada. O melhor é confiar em uma empresa especializada, onde você poderá contar com um profissional de desenho de estrutura, programadores e designers, todos empenhados em usar o melhor da tecnologia disponível com o conhecimento nivelado de cada técnica.
A dica é pesquisar uma boa empresa, pedir depoimentos sobre seu trabalho e ver o portfólio de projetos realizados.

O site bem feito é aquele que atende aos requisitos técnicos atuais, que tem objetivo claro e que consegue converter visitante em cliente.
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