Fazendo vitamina de banana com Kotler | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Fazendo vitamina de banana com Kotler

Durante um dos módulos da minha pós-graduação na FGV tive acesso ao livro ?Administração de Marketing no Mundo Contemporâneo?, quero compartilhar com vocês a minha visão em relação à obra.

Por: | 20/06/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Paulo Pereira Lucena Junior


O professor Marcos Simões, que é um dos co-autores do livro, contextualizou a aplicação do marketing em nosso país e os conceitos do marketing de forma bastante interessante e provocativa.

Concordei com o conteúdo exposto, pois o mesmo vai ao encontro do meu desafio diário de vender e implantar soluções de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM).

Em um país que historicamente não aprendeu e conseqüentemente não ensinou o que é realmente planejamento. Onde as ações são em sua maioria focadas em resultados no curto prazo e que as análises dos resultados são amadoras em razão das premissas não terem sido definidas corretamente, torna-se desafiador implementar uma estratégia de negócio baseada em relações consistentes e duradouras, com toda cadeia de relacionamento de cliente; fornecedores, parceiros e consumidores.

Outro ponto interessante do livro é a análise histórica das bases da criação do capitalismo e do próprio surgimento do marketing. Novamente a obra nos leva a entender as distorções que o nosso país fez com os conceitos básicos de democracia e do próprio capitalismo. O velho jargão "jeitinho brasileiro" esta impregnado de forma até inconsciente dentro da maneira das empresas fazerem negócio, não esquecendo que quem define e executa as estratégias não é uma instituição e sim pessoas.
Levamos esta prática não somente para o mundo dos negócios, mas também em nossa vida pessoal e entendemos a mesma como algo normal, ou melhor, como um diferencial competitivo do nosso povo.

Desta forma ao utilizarmos literaturas ou conteúdos acadêmicos que tenham tomado como base os princípios e visões de autores estrangeiros, incluindo o considerado papa do Marketing Philip Kotler, temos que absorver estes conhecimentos e utilizá-los como mais um dos elementos para validarmos as nossas premissas e adaptando os conceitos a nossa realidade.

O Brasil é um país único de dimensões continentais e entender as nossas origens, culturas e características e a maneira que fazemos negócio e nos relacionamos com o mercado, são pontos fundamentais para "tropicalizarmos" corretamente as estratégias de CRM e os conceitos de marketing. Com estas premissas estruturadas de forma clara temos condições de realmente planejar corretamente as nossas ações e atingir os objetivos.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss