Vivo na sujeira da comunicação | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Vivo na sujeira da comunicação

Proíbam a Amex de me mandar limite de cartão de crédito pré-aprovado por correio, proíbam as construtoras de me dar panfletos e, por favor, só coloquem propagandas premiadas durante o intervalo do jornal nacional. Proíbam a Vivo de fazer telemarketing e a

Por: | 26/05/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Jonatas Abbott


Não funciona assim. Não funciona na TV, no Rádio, no Telemarketing, no Outdoor, no Jornal e também no E-mail Marketing. Não é a regra do jogo e da vida.

Se a alma do negócio é a propaganda qual a alma da propaganda ? Ser invasiva. Invadir nossa vida sem que a tenhamos pedido. Somente assim mudamos de provedor de internet, hora por causa do acesso gratuito, hora por causa da banda larga. Começamos a tomar paracetamol por causa da propaganda e a indústria de carros importados, que não pára de desafiar a nacional com seus preços e qualidade, só chegou e ficou porque a propaganda permitiu.

Graças à comunicação o consumidor tem acesso a novos produtos, melhores preços, remédios, serviços e novidades. A propaganda, sempre invasiva, equilibra mercados e desafia empresas, num sobe e desce que seleciona, à moda de Darwin, os mais fortes, os mais capazes e até mesmo os mais baratos. Se dependesse de muitos consumidores a propaganda seria proibida. Em sua santa ignorância e lhe dando poder, todos nós teríamos produtos piores e preços mais altos. Quase, quase que o e-mail marketing andou lá, sendo barrado por uma lei que seria injusta. Com os spammer´s ? Não, com o consumidor.

O mundo não é limpo. As ruas são sujas, a TV é suja, a caixa postal do seu prédio é imunda e a janela do seu carro também. Imunda de propaganda, de papéis e de comunicações que contém mensagens que somos obrigados a decifrar aos milhares de vezes por dia. Em 99% dos casos as descartamos porque não nos interessam. Nos 1% gira o mundo, o mercado e tudo o mais.

No e-mail marketing e na internet não poderia deixar de ser diferente. A internet já é suja, sujísssima, confusa, anárquica e muito democrática. Ela reúne as qualidades máximas da comunicação e da propaganda favorecendo, essencialmente, o consumidor. Ao permitir o desaparecimento de distâncias e fronteiras, ao unir consumidores e fornecedores distantes por milhares de quilômetros, por permitir a expansão viral da lojinha da esquina e por fazer tudo isso a um custo tão baixo que só sai ganhando quem é realmente o melhor. E o e-mail marketing é a única forma de comunicação conhecida que tem descadastramento!!! Isso não basta ?

Impedir a sujeira na internet é impedir o pequeno de se comunicar. É favorecer os grandes grupos e o poder econômico. É ser contra a liberdade de expressão corporativa, nem sempre limpa, nem sempre linda... Adoramos o Google mas esquecemos que só não o pagamos porque ele é recheado desta sujeira chamada propaganda. Não, não podemos dizer o que o consumidor pode e o que ele não pode receber. Nossa função, como fundadores da internet brasileira, como formadores de opinião e como líderes de entidade é fomentar a comunicação e jamais cerceá-la. Temos que estimular a internet e isso, inexoravelmente, significa estimular a comunicação e a propaganda. Temos que orientar e não punir, mostrar o caminho, reduzir a sujeira. Mas nunca ditar ou ordenar se podem, empresas e consumidores, se comunicar.

Eu posso garantir que, quando a Vivo me liga, tenho pensamentos ditatoriais, quase a certeza absoluta de que sei o que é melhor para todos em termos de telemarketing (e isso provavelmente não incluiria a Vivo). Por sorte a civilização faz com que os pensamentos vão como vieram, rápido, e eu tenha a certeza mais viva do meu papel em toda essa história, como comunicador e como consumidor.

Independente se eu goste ou não dela, eu devo defender com todas as minhas forças o direito da Vivo de se comunicar com seus possíveis clientes. E acreditem, diariamente clientes compram por telemarketing. E pergunte-se, você nunca comprou um celular por causa de um anúncio ? Viva a liberdade de expressão corporativa!!
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss