Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

O Sucesso Profissional X Atualização do Conhecimento

Muito se fala sobre sucesso profissional, carreira profissional e visibilidade profissional. Isso gera um ônus constante ao profissional na busca de qualificação para as novas exigências no mercado de trabalho, que por estar em constante mudança, torna a

Por: | 07/05/2008

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Anderson Hernandes


A pressão para manter-se atualizado é constante, portanto, a primeira regra que você deve aprender é que não importa o quanto se mantenha atualizado, em algum aspecto da sua carreira ele ficará desatualizado.
Carreiras em áreas de constante mutação como tecnologia, medicina, jurídica e outras, implicam numa atualização contínua. Já carreiras em áreas de menor mutação como marketing, administração, finanças e outras possibilitam uma atualização menos constante. Mas como pode o profissional acompanhar tudo isso? Segue algumas dicas:

1. Faça uma grande atualização de conhecimento a cada dois ou três anos no máximo - Em carreiras profissionais de grande mutação, recomendo que o profissional busque participar de cursos de educação continuada para aprimorar-se. O ideal é que tais cursos tenham uma carga horária justificável, de pelo menos 50 horas para que permita um aprofundamento mínimo nesta atualização. Tais cursos poderão compreender tanto aprimoramentos em suas especializações, como novos conhecimentos de áreas ligadas a sua especialização.

2. Participe de palestras, convenções e workshops regularmente - Tais eventos ajudam o profissional a manter-se em dia com atualizações do seu conhecimento. Em áreas de grandes ou pequenas mutações, participações poderão trazer-lhe insigts que auxiliarão o seu desenvolvimento profissional.

3. Todos os anos estudem algo diferente - Escolha atividades que não tenham qualquer influência com o conhecimento profissional para ampliação de seu conhecimento pessoal. A exemplo disso destaco: vinhos, instrumentos musicais, artes e outros assuntos. Até mesmo as empresas têm incentivado seus profissionais a buscar essa diversidade de conhecimento.

4. Leia, leia e leia - A leitura deve fazer parte do dia a dia do profissional, por isso, falar sobre isso é mais do que redundante. Se estiver lendo esse artigo, provavelmente é um profissional que reconhece essa necessidade.

O conhecimento é perecível, portanto não se engane em achar que por ter aprendido algo novo ele continuará NOVO por muito tempo, pois quando ele se dissimila quase sempre já tem algo de ultrapassado. Diante disso, o segredo é ser seletivo no conhecimento, pois quando se trata desse assunto é muito fácil gastarmos o tempo indevidamente.

O conhecimento nos dá muitas lições, e dentre elas posso citar:

Não importa o quanto estudemos, sempre haverá muito a estudar.
Não importa o quanto nos achemos sábios, sempre agiremos como tolos em alguma faceta da nossa vida.
Não importa o quanto conheçamos algo, alguém ainda conhece mais do que nós.
Não importa se não conhecemos nada sobre determinado assunto, porque ninguém sabe tudo mesmo.
Não importa qual idade temos, porque o conhecimento adquirido não é experiência e está apartado do tempo de vida.
Por fim, não importa o quanto estudemos, sempre haverá muito a estudar.
Sucesso na sua Atualização do Conhecimento!
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss