Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

2007 ? Precisamos mesmo imprimir?

Empresas Verdes são Empresas Inteligentes Parte 1

Por: | 07/11/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Vinicius Lara Cezar


    Que me desculpem os fabricantes de papel e impressoras, que por sinal proporcionaram o uso em larga escala de materiais palpáveis e impressos para empresas em todo mundo. Podemos classificar seus produtos e as facilidades que eles geraram como uma invenção tão importante para a história da forma de trabalho nos escritórios da mesma importância que teve a caneta e a máquina de escrever. Mas com tantos recursos tecnológicos disponíveis atualmente, acho impressionante o quanto a maior parte das empresas ainda não utiliza a tecnologia a seu favor de forma adequada e conscientemente responsável. Tenho certeza que o papel impresso ainda trás psicologicamente um sentimento que sua veracidade é mais confiável que um documento digital autenticado por certificado digital e até mesmo que tem um valor maior pelo fato de poder tocá-lo e "sentir" sua consistência. Mas até quando viveremos dessa forma? Quando será que avançaremos e utilizaremos melhor a tecnologia a nosso favor e do meio ambiente ( a nosso favor )?

    Se você me perguntar se na minha empresa nós imprimimos, eu diria que sim, mas a redução que desenvolvemos mês a mês é significativa ( posso dizer que reduzimos 70% em 6 meses ), pois aliamos a vontade de preservação do meio ambiente (podemos dizer um certo "instinto de sobrevivência" ) com uma conscientização de nossos funcionários, fornecedores e clientes. Com isso, obtivemos grandes economias financeiras e gratificações de nossos profissionais.

O Dominó

    Podemos equiparar o mau uso da tecnologia com um dominó de gastos e degradação do meio ambiente, pois temos alternativas mais viáveis e econômicas para diversas situações que gastam dinheiro e denigrem o meio ambiente. Se cada empresa conscientizar seus fornecedores e clientes sobre o uso correto da tecnologia nós vamos cada vez mais economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente.

Posso citar alguns exemplos:

- Para ter um arquivo inalterável, use um simples arquivo PDF ao invés de imprimir.
- Use certificação digital ao invés de assinar.
- Use e-mail ao invés de fax ( pelo amor de Deus, estamos em 2007...)
- Quando realmente precisar usar um fax, tenha na sua empresa um servidor de fax, é mais econômico, seguro, flexível. ( o "fax" fica como uma foto e pode ser enviado para seu e-mail ).
- Use NF-e ao invés da nota convencional ( para cidades onde a prefeitura já liberou o uso )

    Principalmente no Brasil com a queda nos preços da internet banda larga, já podemos usufruir e incentivar ( "cobrar de" ) nossos fornecedores, parceiros e clientes a usar as tecnologias alternativas à impressão.

Vejo um simples caso:

    Toda vez que chamamos um motoboy ou taxi até a empresa ele gera um ficha, ao final do mês recebemos aproximadamente 300 fichas para conferir e armazenar. Não seria mais fácil para eles e principalmente para nós uma simples planilha em pdf com outro tipo de controle?
    As empresas que irão se destacar em 2008 serão empresas que utilizarão a tecnologia a seu favor e a do meio ambiente. A tecnologia bem aplicada gera simplicidade, a simplicidade por sua vez elimina a burocracia, gera empresas mais rápidas e inteligentes e ajuda o meio ambiente.

Vinicius Lara Cezar - CEO da empresa Megalan e fundador do site www.TIverde.com.br Contato: vinicius.cezar@megalan.com.br
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss