O Executivo e o sabático | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

O Executivo e o sabático

O stress é hoje um dos principais temas da liderança e não é para menos.

Por: | 04/07/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Sílvio Celestino


Do momento em que acordamos ao instante em que vamos dormir somos treinados a fazer coisas. E o mundo nos compele a isto cada vez mais: as contas têm de ser pagas, os filhos alimentados, protegidos e educados. Os clientes atendidos, o chefe também. A esposa, o marido, os pais, o governo, os amigos, os e-mails, enfim: estamos muito ocupados.

            Este excesso gera a sensação de que não temos controle de nossa vida. É como se estivéssemos sendo levados por um veleiro cujo leme não responde aos nossos desejos e os ventos sopram em direções por vezes antagônicas e com intensidade crescente. Podemos pular do barco?

            Talvez não seja necessário. Antes desta ação drástica sugiro você pensar seriamente em um sabático: o período de descanso. Entretanto, um descanso especial, principalmente se realizado por executivos e executivas que têm seu tempo literalmente sugado por suas atividades e pessoas ao redor. Pense no seguinte: se sua vida não mudar e você continuar na direção que está seguindo, ou sendo levado, onde irá parar daqui a 1, 3 ou 5 anos ? Compare isto com onde deseja chegar. Se forem diferentes e às vezes são muito diferentes, é melhor você repensar no que está fazendo com sua vida.

            O Sabático vem do hebraico "shabbath", o dia semanal de descanso da tradição judaica. Na antigüidade, os judeus também guardavam o ano sabático, período em que a terra não era cultivada para que descansasse. Eram seis anos de plantio e um de repouso, ciclo que garantia a manutenção da fertilidade da terra por muitos e muitos anos. No mundo executivo em particular é feito para que a pessoa possa reavaliar seus horizontes. Uma boa forma de fazer isto é imaginar cada dimensão de sua vida como sendo os raios que ligam o eixo aos aros da roda de uma bicicleta. Considerando-se o eixo como zero de satisfação com a dimensão e a roda como 100%, imagine em que ponto de desenvolvimento a dimensão se encontra. Por exemplo: na dimensão financeira você deseja um padrão de vida de R$ 10.000,00 por mês e tem um salário líquido de R$ 5.000,00. Portanto, você está com um raio de 50% na dimensão financeira. Faça isto para outras dimensões e determine o tamanho de cada raio que compõe sua vida: relacionamentos relevantes, emoções, mental, espiritual, lazer, profissional, físico, saúde e outros que sejam importantes para você. Observe que é muito mais difícil para aquelas que nos parecem intangíveis, como por exemplo: relações relevantes que são os pais, marido, esposa e filhos. Agora ligue a extremidade de todos os raios e veja como ficou a "roda". Se você achar que ela não gira do jeito que ficou, pegue cada raio que está abaixo de 100% e pense em uma ação para aprimorá-lo. Em seguida, realize a ação.

            O sabático mais famoso para nós, brasileiros, é o caminho de Santiago de Compostela, devido à transformação que proporcionou a Paulo Coelho. O caminho o fez o escritor brasileiro mais bem-sucedido de todos os tempos. No Brasil agora temos o "Caminho do Sol", que é uma caminhada de 241Km entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro (em São Paulo). Ele já está sendo considerado como preparatório para aqueles que desejam fazer O caminho de Santiago, que possui até 830Km e fica na Espanha, embora seu ponto de partida possa ser na França, Portugal ou a própria Espanha.

            Quietude, contemplação e meditação não fazem parte da nossa rotina ocidental. Entretanto, são estes momentos que compõem o sabático que nos fazem entrar em contato com nossa essência e percebermos de forma inspiradora que somos "seres humanos" e não "fazedores humanos". Antes de seguir em frente na sua vida, considere esta possibilidade: o sabático.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss