Planejando o dia-a-dia | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Planejando o dia-a-dia

Saber aonde se quer chegar é, sem dúvida, essencial para que possamos definir o que precisaremos adquirir para percorrer essa jornada a que chamamos de vida.

Por: | 03/05/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Sandro Quadros Cabral


Certa vez o pai de um amigo me falou que o grande problema da maioria dos homens era não se planejar e levar adiante pelo menos um projeto de vida. Naquele tempo não entendi bem a profundidade de suas palavras, porém, hoje entendo bem o que ele quis dizer.

Na mesma época li a entrevista de um cantor internacional de rock na qual ele falava sobre seu planejamento de carreira para os próximos dez anos, achei muito tempo para um planejamento, mas desde então acompanhei a carreira de tal cantor, e sabem o que aconteceu? Sua carreira deslanchou e, ano após ano seus LP´s eram lançados, até se transformarem em cd´s, participações em filmes, e até uma pequena participação em uma série de TV aqui no Brasil.

Vocês devem estar se perguntando: Mas o que isso tudo tem haver com nossas vidas? Bem, o planejamento é o primeiro indicador de que você está no caminho certo para alcançar sucesso em sua vida. Claro que planejar não é tudo, mas é fundamental para que possamos dar direcionamento a nossas ações. Saber aonde se quer chegar é, sem dúvida, essencial para que possamos definir o que precisaremos adquirir para percorrer essa jornada a que chamamos de vida.

Grandes carreiras, grandes empresas, grandes vidas, tudo passa por um bom planejamento, e um bom planejamento passa por reflexões e decisões objetivas de onde se quer chegar. Você tem que estar disposto a pagar o preço necessário para alcançar suas metas e realizações. Mas como fazer um bom planejamento? Muitos livros, e profissionais sugerem que você faça uma espécie de "carta de intenções para vida" e a mesma coisa para empresa. Não digo que este solução não seja plausível, mas vamos refletir um pouco, qual nossa cultura de planejamento e organização?

A maioria de nós não consegue nem planejar o próprio dia de trabalho, e muitas vezes, se o faz, não consegue seguir o planejamento. Minha sugestão é que comecemos do micro para o macro, a idéia é criar a disciplina necessária para a construção de planejamentos mais longos, e como fazer isso? Vamos tentar simplificar, começar com o planejamento diário dos nossos objetivos. Investir de quinze a trinta minutos de nosso tempo todas as manhãs para planejar nosso dia, e quando incorporarmos e conseguirmos seguir nossos planejamentos diários, ampliar o prazo dos mesmos para a semana e assim consecutivamente, até conseguir chegar o mês, ao ano e até períodos maiores.

Outro ponto importante é mantermos a flexibilidade para contingências, mas nunca transformando contingências em rotinas, através do mau - habito de acreditar que tudo é urgente e que brechas em nossos planejamentos não afetarão ao resultado final. Pequenos furos afundam um navio, e a disciplina é necessária para que tudo ocorra da forma como desejamos.

Para chegarmos a algum lugar o básico que devemos ter em mente é onde queremos chegar, pois esta informação nos ajuda a focar no que realmente é importante, e nos direciona a escolher o melhor caminho.

Pense a respeito de como você trata seus objetivos, idéias sem ações planejadas geram frustrações e decepções, além de um enorme desperdício de energia produtiva.

Sugiro apenas um pouco meditação, reflexão e autodisciplina. Experimente planejamentos curtos, pois a cada resultado alcançado, você terá mais disposição e força para buscar novos resultados.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss