Especialista ou Generalista | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Especialista ou Generalista

Eis aí uma das grandes questões e motivo de dúvidas cruciais no planejamento da carreira. O que pode me levar mais fácil ao topo de uma corporação? O que pode me garantir maior estabilidade no mercado?

Por: | 23/04/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Stivy Malty Soares


Curiosamente, hoje, recebi um artigo sobre o assunto através da newsletter da CIO, dias após uma longa e calorosa discussão com um colega de trabalho sobre o assunto, cada um defendendo seu ponto de vista com argumentos lisamente discutíveis, porém com uma conclusão comum. Tudo depende de o que você quer ser quando crescer.

Especialistas, em sua maioria, aplicam todo o seu tempo, ou boa parte dele, buscando aprofundamento em sua área, a fim de se tornarem únicos e insubstituíveis. Se bem aplicados esses anseios, de fato tornar-se-ão. Por outro lado, insubstituíveis, acabam gerando dificuldades na contratação de outros profissionais que ocuparão suas atividades para poderem subir no organograma corporativo.
Especialistas tornam-se, facilmente, referências.

Generalistas, por essência, buscam cada vez mais informações de forma ampla e irrestrita, muitas vezes desprovidos de critérios, pois certamente em algum momento lhes serão úteis. E serão, pode ter certeza.
Como, em sua maioria, são portadores de média ou baixa especialização, apesar de que hoje é muito comum encontrarmos generalistas com várias especializações distintas, às vezes desconexas, podem ser mais facilmente substituídos nas empresas. Positivamente observando essa fácil substituição, entende-se que os generalistas conseguem alçar mais rapidamente altos cargos sem deixar buracos nas funções operacionais, o que pode, por outro lado, também ser analisado do ponto de vista negativo, expondo sua cadeira sem milongas.
Por sua visão ampla do mercado e conhecimento de quase tudo o que lhes cercam, os integrantes dessa categoria tem muito maior desenvoltura e possibilidades de rápida ascensão, além de fácil e flexível recolocação.

Depois de muitas latinhas de refrigerante, e corroborados pelo artigo na CIO, concluímos que, optar por ser generalista ou especialista depende principalmente do que sonhamos.
Você quer terminar seus dias se matando como diretor de operações ou como presidente do conselho? Essa é a diferença entre optar, hoje, por ser especialista ou generalista.
O mercado oferece espaço para ambos.
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss