Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Como se defender de Hackers - Perigo a Solta!

Como acessar um banco de dados ou fazer compras pela web, mas com segurança.

Por: | 17/01/2007

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Gustavo Zanotto


Pegando como gancho o artigo "A evolução dos hackers" de Carlos Alberto Costa, seguem algumas dicas que podem ser usadas em acessos a bancos e compras via web.

Quando se fala em acesso on-line a Bancos, e-mails ou outras contas de acesso restrito, deve-se tomar cuidado com alguns fatores. Existem programas chamados cavalo-de-troia que se instala em sua máquina e envia informações pessoais, como senhas ou dados como RG e CPF.

Para proteção contra cavalos de tróia, o mais fácil de se fazer é manter seu anti-vírus atualizado e a instalação de um firewall.

Temos vários anti-vírus muito bons, pagos ou não e em ambas as
plataformas: tanto Linux como Windows. Eu particularmente sempre utilizei o AVG Anti-Vírus que qualquer um pode encontrar em www.grisoft.com. Outra alternativa é o conhecido Norton da Symantec que você pode encontrar em www.symantec.com.br.

Uma vantagem da Symantec são as Ferramentas de Remoção de Vírus, qualquer um pode baixar sem custos da internet e são eficientes.

Mas quando se trata de invasão por ferramentas maliciosas, devemos tomar alguns cuidados, como o uso de firewall. Caso você não tenha o firewall do windows XP que acompanha o Service Pack 2, que mostrou ser bem eficiente, existe também um outro software chamado Sygate Personal Firewall que está disponível para baixar no site superdownloads.com.br na versão 5.6. Este aplicativo se mostra muito fácil de ser configurado.

Além disso, seguem alguns cuidados para envio de suas informações na
internet:

1) O básico, nunca enviar informações pessoais sem ter certeza da fonte e identidade de quem irá receber. A internet é o caminho mais curto, fácil e rápido de conseguir informações de terceiros. Seus dados podem permanecer na rede, além de possibilitar que novas vítimas sejam feitas.

2) Cuidados para compra com cartão:
Compre com cartão somente em empresas que são de confiança. Comprar pela internet é muito comôdo, mas também requer cuidado. Pesquise se o site que você vai realizar uma compra é confiável. No site Reclame Aqui - www.reclameaqui.net - você consegue informações sobre as empresas que mais receberam reclamações e também sobre as empresas mais seguras.

3) Ao preencher seu cadastro em um site, veja se o site possui uma declaração de privacidade on-line, confira também, se o ícone de um cadeado é exibido no seu navegador. O ícone do cadeado identifica que o site criptografa suas informações e lhe garante segurança. Caso contrário,não compre, corra de sites assim!

4) Cuidados para abrir e-mail:
- Atenção ao usar e-mail em lanhouses e outros lugares públicos. 
Esteja atento para o navegador de internet não estar programado para salvar senhas automaticamente. Desabilite a função de Salvar Senha clicando em "Não" ou em um botão equivalente.

- Depois de ler seus e-mails ou visitar sites que você precisou se logar para ver qualquer conteúdo restrito, dê um click no link de "Fechar", "Logout" ou outro link que feche a seção que você estiver visitando.

- Jamais, em hipótese alguma, apenas feche o navegador de internet, seus dados podem continuar ativos e outras pessoas estarão habilitadas a acessar sua conta em algum site ou ler seus e-mails.

Imagine informações importantes em mãos erradas?
Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss