Bluetooth marketing a todo vapor no Brasil | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

Bluetooth marketing a todo vapor no Brasil

O padrão Bluetooth facilita as transmissões em tempo real de voz e dados, permitindo conectar todos os aparelhos eletrônicos que possuam a tecnologia. A idéia inicial era basicamente eliminar a necessidade de cabos, mas com o passar do tempo ficou claro q

Por: | 06/11/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Eduardo Lins


Quem foi ao Salão do Automóvel pôde conhecer uma nova forma de comunicação sendo usada por publicitários brasileiros: o bluetooth marketing.

Este novo formato é baseado em dispositivos inteligentes que enviam conteúdo para celulares que possuam conectividade bluetooth. Os aparelhos identificam pessoas que estejam em seu raio de alcance e cujos telefones estejam com o bluetooth ativado. Após a identificação inicia-se a interação, com o pedido de permissão para envio de uma mensagem (identificada pela marca). Com o aceite (opt-in), estes dispositivos enviam o conteúdo para o consumidor: vídeos, áudios, jogos, aplicativos, imagens, etc.

No Salão do Automóvel vimos duas ações em curso. Em um estande detectamos dispositivos fixos e móveis enviando imagens para quem por lá passar ou para pessoas em locais estratégicos do Salão. Em outro estande, da mesma forma, dispositivos fixos enviam vídeo, imagem e um jogo. Não bastasse o uso do bluetooth ser inovador, o uso de aparelhos móveis que enviam tais conteúdos contribui ainda mais para isto. Como assim? Estes aparelhos podem ser "vestidos" por promotores, funcionando por meio de baterias, aumentando o alcance e a "portabilidade" das promoções e campanhas. Desta forma é possível que a mensagem do anunciante chegue a locais inusitados como por exemplo uma praia, um show de rock ou às piscinas de um clube.

Se levarmos em conta que em alguns casos o público presente nesses eventos é extremamente segmentado, vemos que estamos em frente a uma nova mídia, extremamente poderosa e eficiente para ações que gerem experiência dos usuários com a marca do anunciante.

Este tipo de ação atrai a atenção pela sua modernidade, mas também pela sua promessa de eficácia. Ao ser baseado no local, permite ações fortemente contextuais, valendo-se também da permissão do usuário (este autorizou a sua marca a iniciar uma conversação).

Logo, não basta a tecnologia atraente. É necessário entender a campanha e o melhor formato para obter os retornos positivos esperados. Detectamos assim algumas informações importantes analisando dados e resultados das ações:

  • o usuário deseja sempre ganhar alguma coisa e a comunicação deve ser feita visando informar isso ao público-alvo da campanha. Sem comunicação, o resultado pode ser menos eficiente. Lembramos que todo esse conteúdo é gratuito, já que com o uso do bluetooth nada disso passa pelas operadoras.
  • as pessoas no brasil ainda não têm a cultura de uso do bluetooth. Ou seja, a comunicação deve incentivar as pessoas a ligarem o seu bluetooth.
  • por último, é preciso gerar experiência. O simples fato de receber um conteúdo não gera experiência necessariamente. É preciso surpreender, inovar, criar. Quando o usuário interage positivamente com a marca isso gera bons resultados na sua relação com seus produtos.

Acredito que essas ações fecham os primeiros passos da adoção dessa tecnologia que podem revolucionar algumas ações de marketing. Além disso, elas contribuem fortemente para o uso intenso do celular como ferramenta de marketing, assunto ainda estagnado no país graças à super-proteção das operadoras aos seus usuários.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss