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Uma eterna briga: qualidade x tempo

Como um profissional que atua em projetos web deve se comportar diante do eterno dilema que é optar por um trabalho de qualidade ou um projeto que deve ser entregue com urgência.

Por: | 31/10/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Autor: Rafael Stein


Vocês que trabalham na área de TI, projetos WEB, Marketing ligado a projetos de tecnologia: como estão conseguindo equacionar qualidade x tempo na execução de seus trabalhos?
    
Pois saibam que não são os únicos a terem esta preocupação. Arrisco até a generalizar, dizendo que é certamente uma dificuldade que a maioria das agências digitais enfrenta hoje em dia em seus projetos.

Grande parte do problema ocorre porque a maior parte das empresas ainda não sabe o que fazer na internet e estão na web como quase uma obrigação e não como um diferencial.

Outro ponto e a herança deixada pelas agências de propaganda tradicionais no qual o modelo de negócio não se encaixa para a internet.

Se por um lado não podemos esquecer das contas do final do mês, por outro, a qualidade é o que vai garantir o sucesso contínuo do negócio e consequentemente do nosso trabalho.

Então como manter a qualidade do trabalho quando o cliente quer o para ontem?

Cabe a nós, profissionais competentes e sérios o papel de mostrar ao cliente a importância do planejamento em projetos web, seja esse um projeto pequeno e simples ou seja um enorme e completo projeto web.

Analisando nossa tarefa hoje em dia, digo que estamos em um processo de catequização, batalhando para mostrar ao mercado que a qualidade é fundamental. E como em todo processo de ensino ou de mudança de cultura é necessário ter paciência, ser flexível e ter persistência.

Aqui vão algumas dicas:



Briefing / Análise de Requisitos:
Um bom projeto tem que ter um bom brifieng e muitas vezes um briefing bem feito é o responsável pelo sucesso do projeto.

Prazo / Cronograma de Trabalho:
Após ter o brifieng em mão defina um cronograma de trabalho e seja firme em relação ao prazo. Nunca prometa o que não irá poder cumprir.

Documentação:
Documente o que é feito e conversado com o cliente. Você não vai querer ouvir "Mas eu disse isso, ou eu não pedi isso."

Paciente e flexível:
Seja paciente e flexível. Identifique em que ponto da curva de aprendizado o seu cliente está e faça as adaptações necessárias em sua metodologia de trabalho para adequar ao cliente sem perder o foco.

Para finalizar, crie a sua metodologia:
Estude tudo o que existe hoje no mercado para gestão de projetos e qualidade e adapte para a sua empresa e sua equipe o que há de útil nessa teoria. Assim creio que teremos uma boa base para lutarmos pela qualidade.
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