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Cookies e privacidade

Os cookies são largamente utilizados pelos web analytics para auxiliar a analisar a atividade de um visitante em um especifico web site, mas o que eles tem a haver com privacidade?

Por: | 31/07/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

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Autor: Ruy Carneiro


Cookies são pequenos arquivos de texto que um web server transmite para um web browser para que possamos acompanhar as atividades de um visitante. Quando armazenamos um cookie no hard drive deste visitante, para posterior uso em outra visitação chamamos este cookie de "persistent cookie". Existe outro tipo que podemos utilizar somente durante a visita deste usuário, a este chamamos de "session cookies".

O principal uso dos cookies é para identificar se este já é um visitante novo ou, caso contrário, quantas visitas ele já fez ao site em um determinado período, ou quanto tempo ele ficou sem visitar nosso web site. Você pode também programar seu web server para, com o auxílio do cookie, mostrar diferentes páginas para o visitante que vem pela primeira vez ou para os que já conhecem o site. E se você já possui este visitante como cadastrado, é possível apresentar informações personalizadas como, por exemplo, uma mensagem de boas vindas.

Ainda dividimos os cookies em dois diferentes grupos; o cookies que são gravados diretamente pelo domínio que o cliente esta visitando, "first-party cookie", ou por outro domínio, "thrid-party cookie".  Esta diferença é muito importante já que somente pode ter acesso ao conteúdo do cookie o domínio que o gravou. Por exemplo, nomedovisitante@meusite.com.br só pode ser aberto pelo web server do domínio meusite.com.br e por nenhum outro. Porém, quando você utiliza um cookie de terceiros, isto implica diretamente na privacidade do seu visitante.

Mas quando utilizamos cookies de terceiros? Se você usa um web analytics ou um ad´server no modo ASP, você pode estar usando um cookie de terceiro. Esta é uma boa pergunta a ser feita para o fornecedor. No caso dos web analytics há um consenso geral que é preferível a utilização do cookie próprio do site e não de terceiros com melhor prática. Isto ocorre não somente pensando na privacidade do usuário, mas também porque muitos programas de proteção e firewall´s bloqueiam a gravação de cookies de terceiros. Infelizmente não temos este tipo de pesquisa no Brasil, mas em pesquisas na Inglaterra e EUA descobriram que cerca de 98% das pessoas aceitam "first-party cookies" contra 40% que aceitam cookies de terceiros.

Por definição, estes pequenos arquivos de texto possuem cerca de 4Kb e cada domínio podem gravar até 19 cookies em uma sessão. Mas para que queremos gravar mais de um cookie? É que eles não são usados somente para ver se o visitante é novo. O ad´server da 24/7 Realmedia, por exemplo, pode gravar várias informações sobre a navegação de um visitante ao seu site e depois usá-las quando ele estiver em um portal, por exemplo, e servir a ele uma propaganda baseada nesta navegação. A isso eles chamam de "Behavioral Targeting". Imagina que um visitante vá ao seu e-Commerce e procure por produtos eletrônicos; da próxima vez que ele voltar ao seu site você pode mostrar uma campanha baseada em novidades na área de eletrônicos. A possibilidade de você convencer esta pessoa, oferecendo algo que realmente sabe que ele gosta, aumenta muito. E é isso que todos queremos.
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