Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Relacionamento Digital

ASP: uma questão de cultura

Resultados mostram que terceirizar o desenvolvimento e manutenção de aplicativos é extremamente vantajoso.

Por: | 08/06/2006

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Autor: Marcelo Pugliesi


A utilização do modelo ASP (Application Service Provider) tem demonstrado bons resultados, embora esteja dando os seus primeiros passos no mercado nacional. Isto porque permite reduzir custos de infra-estrutura ao terceirizar a concepção, manutenção e atualização de soluções. Mas, para consolidar a cultura do ASP no País, alguns paradigmas deverão ser quebrados, como por exemplo, os aspectos relacionados à confiança.

Experiências mostram que a adoção do modelo pode reduzir os custos de TI em pelo menos 50% em relação aos de uma estrutura montada e mantida pela própria empresa, dentro de casa. O modelo ASP tem como vantagem a rápida implementação e o fato de não demandar grandes investimentos em infra-estrutura das empresas já que servidores e bancos de dados são terceirizados. Isso evita também a preocupação com manutenção e equipes exclusivas para esse trabalho.

Independente do porte ou natureza do negócio, o ASP delega a terceiros uma tarefa ainda mais complicada - administrar o sistema. Mais do que isso, mantém uma atualização constante, assim o usuário só gasta o equivalente ao custo de montagem de uma planta própria dois ou três anos depois de ter assinado o contrato de outsourcing. Além desta praticidade e rapidez, a empresa tem a liberdade total para descontinuar o serviço, quando julgar necessário.

Devemos chamar a atenção também para a tranqüilidade que os contratos de SLA (Service Level Agreement) conferem aos usuários de serviços em regime de ASP. Desta forma, garante-se a disponibilidade do serviço, em ambiente de alta performance e máxima segurança, além de suporte 24 horas por dia, inclusive domingos e feriados.

A expectativa, de acordo com o IDC (International Data Corporation), é que o gasto com ASP no mercado mundial deva chegar, em 2006, a 20 bilhões de dólares. Valor muito superior aos cerca de 695 milhões de dólares gastos em 2000. O instituto de pesquisa afirma que esse mercado experimenta um crescimento constante, pelo rápido retorno, principalmente financeiro.

No entanto, além da própria mudança de cultura, já que a solução é totalmente viável e os resultados positivos mundialmente mensurados, faz necessário que empresas desenvolvedoras de softwares de outros segmentos passem a oferecer esta opção de terceirização a seus usuários. Temos no Brasil, apenas soluções de CRM, contabilidade, recursos humanos (RH), no entanto, soluções de ERP, gestão, entre outras, poderiam também ser implementadas neste modelo. Fora do Brasil, o avanço é maior e existe um movimento muito forte no que diz respeito à mudança deste conceito. É preciso concentrar esforços, principalmente nas pequenas e médias empresas, que possuem mentalidade diferente e entendam as necessidades e vantagens da terceirização.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2015.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss