Autor: Jalmei José Duarte
Segue a entrevista:
1. Como surgiu a idéia do livro?
É um antigo sonho, que está prestes a se realizar. Desde o ano 2001, quando finalizei minha graduação, estou trabalhando neste projeto
2. Você trata o lar como uma empresa. Esse é o segredo da boa administração de uma casa?
Sim. A administração é importante em todas as áreas de nossa vida. A idéia de gerir as finanças pessoais tal como uma empresa, parece a princípio, complicado, mas cuidei muito para que a linguagem e a transferência de conhecimento seja o mais natural possível.
3. Que recado que o você daria as mulheres - já que, na maioria das vezes, são elas que controlam os gastos da casa?
Na verdade, o que deve acontecer é que toda a família deva estar comprometida e conhecendo a situação financeira da casa.
4. Você diria que o brasileiro não sabe administrar o que ganha?
Não é questão de não saber administrar, é uma questão de educação. Em nenhum momento de nossa educação formal, ou seja, ensino fundamental, médio e superior, recebemos informação e/ou conhecimento para administrarmos nossas finanças. Aprendemos pela experiência, que por vezes, nos custa muito caro.
5. Então, você propõe que as Finanças Pessoais seja ensinada nas escolas ?
Isso mesmo. O crescimento de um país passa pelo que chamamos em economia de Fluxo circular da renda, ou seja, o fluxo que a renda faz, sendo originada nos salários pagos pelas empresas, que no poder das pessoas, tornam-se em consumo e retorna para as empresas. Se nesse momento, as famílias sabem administrar seus recursos, isso gerará uma economia que será a poupança de uma família. Todo país que tem poupança tem capacidade de investimento. Investimento gera emprego e renda e alimenta o fluxo. Quanto maior for o volume e a velocidade deste fluxo, maior o desenvolvimento de um país.
6. Qual o maior erro cometido nas finanças pessoais?
A falta de disciplina, tanto em fazer um orçamento, quanto em cumprir o orçamento idealizado.
7. Quem sabe gastar?
Não conheço uma pesquisa a respeito disso. Eu diria que sabe gastar aquele que traça seus objetivos financeiros e os cumpre.
8. Na sua opinião, uma pessoa organizada tem mais sucesso nos negócios? Por quê?
Sem dúvida, o fato de ser e estar organizado nos libera para fazermos e pensarmos em coisas mais importantes.
9. Na sua casa quem controla as contas: você ou sua esposa?
Sou eu, até por que faço muitas experiências e projeções. Porém temos uma reunião em família uma vez por mês para analisarmos como foi o mês, como está indo o ano e se aponta para os objetivos que traçamos no início do ano. Além disso, informalmente, falamos quase que diariamente sobre o assunto, mas de forma natural, sem exageros.
Copyright © 2006-2019.
Todos os direitos reservados.