Inovação com propósito dá o tom do SXSW | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Inovação com propósito dá o tom do SXSW

Meta é colocar o ser humano no centro do negócio

Por: | 20/03/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O evento pode ter até acabado, mas sem dúvidas deixou muitos ensinamentos e reflexões importantes para toda a comunidade global da economia criativa. Foi possível notar que nesse ano a narrativa do festival girou muito em torno de impacto positivo, sendo que inúmeras palestras e painéis abordaram a questão de como nós, como profissionais e empresas, temos o dever de colocar o ser humano no centro do nosso negócio. Seja você um publicitário, executivo ou um developer, a pauta da edição 2019 do SXSW propõe que a gente se questione se nosso trabalho e nossas criações existem para servir a humanidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas em primeiríssimo lugar.

Essa intenção ficou bem clara no Interactive Innovation Awards desse ano, a premiação anual do festival que reconhece os projetos e iniciativas mais antenadas com o zeitgeist do Festival. Sem espaço para frivolidades, o SXSW premiou, em quase todas as categorias, projetos que suprissem necessidades humanas reais, especialmente daqueles que costumam ser deixados de fora. Vamos conhecer alguns dos vencedores e aprender com seus cases? Bora lá!

Os 13 prêmios e seis special honors, reconheceram inovações em diversas categorias e indústrias. Um painel de jurados composto de profissionais da indústria e experts selecionaram os vencedores de acordo com quatro critérios: criatividade, forma, função e experiência no geral, exceto pelo People´s Choice Awards, escolhido por votação pública.

Vencedores do SXSW Interactive innovation awards 2019:

Categoria Inteligência Artificial e Machine Learning
iN: Cognitive Patient Care Assistant by Inspiren - EUA

O Inspiren é uma plataforma de inteligência artificial voltada para cuidados médicos de pacientes em hospitais. Utilizando a visão computacional, o device pode analisar o ambiente em que o paciente se encontra e identificar anomalias na sua condição e emergências.

Categoria Health, Med & Biotech
Butterfly IQ - EUA

O vencedor foi o incrível gadget Butterfly IQ, um ultrassom pequeno e totalmente portátil, criado para levar esse tipo de cuidado à pessoas que não possuem acesso à clínicas e hospitais e que vem a falecer por razões que poderiam ser facilmente detectadas por um exame de ultrassom.

Categoria Innovation in Connecting People
Living first languages digital platforms - Austrália

O vencedor foi a plataforma digital Living First Languages, desenvolvida para conectar novas gerações a línguas nativas que correm o risco de serem extintas.

Categoria Music e Audio Innovation
Nuraphone - A self-learning headphone - Austrália

A empresa Nura venceu essa categoria com seu Nuraphone, headphone que oferece uma experiência personalizada para cada usuário, identificando a forma individual de ouvir de cada um e adaptando o sistema de som a suas necessidades específicas.

Categoria New Economy
Biometric payments e age validation, by Clear - EUA

O projeto usa dados biométricos como digitais e reconhecimento da íris para identificar pessoas cadastradas na plataforma, agilizando a validação de compras e checkins em aeroportos, prédios e estádios.

Categoria Robotics e Hardware
My special Aflac Duck - EUA

Um dos destaques da noite foi o projeto "My Special Aflac Duck", que recebeu os prêmios de Robótica e Hardware além do People´s choice awards. O patinho robô criado pelo projeto tem objetivo de ser um companheiro para crianças passando por tratamentos para combater o câncer. O patinho interativo ajuda as crianças a se distraírem, ensinam a cuidar do bichinho assim como são cuidadas e as acalma durante os procedimentos.

Categoria Smart Cities, Transportation e Delivery
Dubai paperless strategy - Dubai

O projeto "Paperless" da Smart Dubai usa blockchain, big data e AI para digitalizar todos os documentos, processos e transações do governo da cidade até 2021.

Categoria Social e Cultural Impact
Aira - Visual interpreter for the blind - EUA

Serviço que conecta usuários cegos a agentes qualificados que os ajudam a navegar no dia-a-dia, com o uso de óculos especiais com câmera de fones de ouvido. A empresa também oferece o Aira Acess, solução especialmente desenvolvida para supermercados, aeroportos, lojas, estádios, entre outros.

Categoria Speculative Design
Argus: Water monitoring through living plants - EUA

A categoria premia soluções em design utilizando tecnologias como internet das coisas, sensores e biometria. O projeto vencedor, o Argus, é capaz de monitorar a qualidade da água por meio de nanosensores implantados em plantas.

Categoria Style e Wearable Tech
The Eargo Max hearing aid - EUA

O aparelho para pessoas com deficiência auditiva, totalmente discreto e acessível, foi o vencedor da categoria e já tinha sido nomeado um dos vencedores da Time Magazine Best Inventions of 2018.

Categoria Visual Media Experience
HBO's SXSWestworld - EUA

A ativação da série Westworld da HBO feita na edição de 2018 do SXSW foi a vencedora da categoria ao criar uma experiência totalmente imersiva simulando o universo da série.

Categoria VR, AR e MR
Fundamental Surgery - EUA

O projeto é um simulador de procedimentos cirúrgicos em realidade virtual, que ajuda médicos a treinarem técnicas e se prepararem melhor para realizar esses procedimentos.

Por último, mas não menos importante, vale mencionar a inclusão de Kimberly Brant no Interactive Hall of Fame com seu projeto Black Girls CODE, uma iniciativa vencedora de inclusão de mulheres negras nos campos conhecidos como STEM (Science, Technology, Engineering & Mathematics).

Tem um tempinho a mais e quer conhecer todos os finalistas do Prêmio? Cola aqui que vale o clique para conferir a afinada curadoria de cases da Premiação.

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss