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A sustentabilidade é o novo sexy?

Tema tem ganhado destaque entre os consumidores

Por: | 21/01/2019

pauta@mundodomarketing.com.br

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Os consumidores estão mais conscientes a respeito dos impactos ambientais causados pelo consumo. E, demandam cada vez mais transparência das marcas e dos varejistas a respeito de suas práticas de negócios e sobre seus valores.

A Burberry recentemente reiterou sua nova posição sobre sustentabilidade. Depois de participar do Make Fashion Circular Summit em maio de 2018: irá trabalhar sobre os três principios chaves da sustentabilidade - tripple bottom line - criar modelos de negócios que ofereçam benefícios para os cidadãos, o meio ambiente e os negócios. O desafio é manter as roupas em uso, os materiais renováveis e seguros e  desenhar soluções que transforem roupas usadas em roupas novas.

Hoje, marcas como Gap, Nike e Adidas prometem cuidar melhor do nosso planeta. A Adidas, por exemplo, prometeu que até 2024 só usará plástico reciclado, economizando 40 toneladas de plástico por ano. A diretora de sustentabilidade da Kering (conglomerado de luxo que inclui as marcas Gucci, Yves Saint Laurant, Balenciaga, Alexander McQueen, Bottega Veneta), Marie-Claire Daveu, disse recentemente que o conglomerado está planejando reduzir seu impacto ambiental em 40%.

A sustentabilidade no varejo de luxo, uma vez varrida para baixo do tapete de uma forma muito engenhosa, tornou-se um assunto de nível C. 

Segundo o Gartner, o engajamento dos usuários no Instagram em relação a conteúdos de sustentabilidade aumentou em 71%, o que mostra que os shoppers são sensíveis ao tema e também esperam um comprometimento das marcas de luxo em moda e beleza.

Na Atelier & Reparis, os consumidores podem customizar roupas usadas com manchas de e outras intervenções para que elas se tornem peças únicas e exclusivas. É a somatória de exclusividade e consciência ambiental.

A Reformatie vai ainda mais longe para convencer os consumidores de seu engajamento sustentável: publica um relatório trimestral de sustentabilidade para provar que não se trata apenas de valor econômico, mas também de valor social e ambiental. Além disso, seu slogan é brilhantemente brutal: "Só andar nu é mais sustentável. Nós somos o nº 2. "

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