Um pouco de tudo no segundo dia do Cannes Lions | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Um pouco de tudo no segundo dia do Cannes Lions

Debates foram da inovação à desigualdade de gêneros

Por: | 19/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O segundo dia do Cannes Lions teve um pouco de tudo. Os destaques? Um papo cabeça sobre percepção e realidade e a influência disso para as marcas, a relação de Confúcio com a inovação, a desigualdade de gêneros na comunicação, a importância da mídia de massa em tempos digitais e uma ótima apresentação sobre a Internet das Coisas.

Meus comentários:

1) Na primeira palestra do dia, a BrandOpus defendeu a tese de que o que modifica comportamento é a percepção da realidade, não os fatos em si. Isso significa que uma tarefa importante para as marcas é saber construir sua própria versão da realidade. Coca-Cola, Disney, Heineken, Red Bull são algumas que fazer isso bem.

2) René Chen, designer da China, trouxe citações de Confúcio para dizer que a criatividade não deve estar apenas associada à inovação disruptiva, mas também à adaptação de velhas ideias para atender a novos desafios. O ponto ideal estaria no balanço entre esses dois estilos. Concordo. Inovação é importante mas não deve ser supervalorizada.

3) A apresentação da Deutsch sobre desigualdade de gêneros na comunicação foi simplesmente espetacular. É preciso rever urgentemente os padrões para buscar maior relevância com o consumidor - e de quebra construir um mundo mais justo e equilibrado para as mulheres.

4) Um professor da Universidade da Austrália que tem a coragem de vir a Cannes  defender a ideia de que a hiper segmentação é um problema para as marcas, que precisam do alcance oferecido pelas mídias de massa para manter o seu volume de vendas, é digno de aplausos. Vou ler o livro para poder entender a teoria com mais profundidade. O nome do livro? "How brand grows", do Byron Sharp.

5) Sobre a IoT (Internet of Things), a palestra da Cheil e da KT (Telecom da Coreia do Sul) foi ótima. Uma TV que avisa quando idosos podem estar em perigo, copos que dão vida a bichinhos virtuais quando as crianças bebem mais água e uma alça para barra do ônibus que checa a saúde do passageiro enquanto ele se segura e manda a informação para o celular (foto) são alguns exemplos de como a Internet das Coisas vai mudar nossas vidas. Até 2020 cerca de 25 bilhões de coisas estarao conectadas. Veja o case do aparelho para TV (em inglês)

Enfim, um monte de exemplos inspiradores é muita coisa para pensar. E estamos apenas no 2º dia. 


 

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss