Em 2005 Cannes viu o digital invadir de vez o templo maior da publicidade global, para nunca mais sair. Dez anos depois, a sensação é que a tecnologia está trilhando o mesmo caminho. Inteligência artificial, internet das coisas e big data são assuntos recorrentes no festival de criatividade deste ano, mostrando que as ideias cada vez mais serão inspiradas ou executadas com o apoio da tecnologia. Carros que conversam com você e estacionam sozinhos, lojas, museus e shoppings que se tornam mais atraentes por meio de tecnologias interativas, geladeiras que fazem encomendas ao supermercado quando o leite está quase acabando e um programa que sugere rimas para poemas e musicas são apenas alguns exemplos de como a Comunicação de Marketing está caminhando a passos largos para se transformar em algo muito diferente.
A propósito, hoje pela manhã, aqui no Cannes Lions Festival, logo depois do concorrido seminário com o artista Pharrell Williams, a plateia aplaudiu demoradamente outro ídolo da comunicação atual - Sir Tim Berners-Lee, um cinquentão agitado, conhecido por ter simplesmente inventado a Internet. Pharrell e Berners-Lee juntos em Cannes faz todo o sentido, pois simboliza o encontro da arte e da tecnologia, que hoje são as maiores fontes de inspiração da publicidade.
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