Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Nutella pode estar com dias contados na França

Ministra quer boicote a produto com óleo de palma

Por: | 18/06/2015

roberta.moraes@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

A Nutella está sofrendo uma ofensiva na França. Em entrevista a um canal de TV, a Ministra da Ecologia, Ségolène Royal, pediu que os franceses deixem de comprar o creme de avelã por conter óleo de palma, o azeite de dendê. O motivo da solicitação é porque o desmatamento maciço para a extração da planta tem contribuído para o aquecimento global. No programa, a autoridade falava sobre a próxima cúpula do clima, que será realizada na capital francesa em dezembro. O comentário causou desconforto e repercutiu na Itália, origem do produto. O ministro do ambiente italiano comentou pelo Twitter que a colega deveria deixar os produtos do país dele em paz.

Apesar de ter mirado diretamente no doce produzido pelo Grupo Ferrero, boa parte da indústria global utiliza o ingrediente, que permite que massa de pães e pizza não grudem, que margarinas tenham consistência sólida mesmo em temperatura ambiente e que o macarrão instantâneo seja pré-cozido. Além disso, o óleo também está presente em fórmulas de produtos de beleza e higiene.

Após a repercussão, o Grupo Ferrero divulgou que só utiliza o óleo de palma com certificado de sustentabilidade e garantiu que o cultivo da palmeira pode ser feito respeitando o meio ambiente. A discussão sobre o desmatamento desenfreado e a relação com as empresas têm sido importante para que as companhias sejam mais sustentáveis e se posicionem sobre as questões ambientais. A Unilever, um dos maiores consumidores de óleo de palma no mundo, noticiou há alguns meses que todo o azeite de dendê que usa no mercado europeu é certificado, produzido de maneira sustentável em áreas que não foram desmatadas.

Nutella não é a primeira marca a ser criticada por utilizar o óleo de palma na sua receita. Em janeiro, a SumOfUs divulgou um vídeo que simulava um comercial de Doritos, que também contém o ingrediente, e denunciava a derrubada de florestas tropicais para a extração. O filme, além de criticar a fabricante, chamava a atenção dos consumidores, que teriam parcela de responsabilidade nos prejuízos causados pelo desmatamento por comprarem a tortilha.  


Nutella, Ferrero, França, Boicote, Óleo de Palma

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss