Evoluam - ou perderão relevância | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Evoluam - ou perderão relevância

Alerta foi dado pelo Presidente da NAB

Por: | 15/04/2015

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Gordon Smith, presidente da NAB, aproveitou seu discurso oficial para fazer um alerta aos "broadcasters" presentes à feira em Las Vegas. A tradução literal de "broadcasters" para o português seria um genérico "empresas de radiodifusão" - mas o recado foi claramente direcionado aos mais tradicionais veículos de mídia - TV e rádio. De acordo com Smith, a infinidade de alternativas de oferta de conteúdo audiovisual dos dias de hoje deve ser enxergada como uma oportunidade para as empresas tradicionais, já que cada vez mais serão a fonte confiável, o filtro indispensável, em um universo de informações duvidosas e conteúdo irrelevante. Porém - alerta ele - sem uma reinvenção, sem acompanharem a evolução da tecnologia, os veículos serão rapidamente substituídos pelos novos entrantes.

A ironia do recado de Smith para os presentes na feira está no fato de que, hoje em dia, a NAB deixou de ser uma feira frequentada apenas pelas empresas tradicionais de mídia. Os corredores estão cheios de representantes da era da produção descentralizada, dos mercados de nicho, das novas estrelas que nasceram no digital. Canais de YouTube, empresas de WebTV, rádios online, todos estão contribuindo para o recorde de visitantes da NAB. Para esses, o recado de Smith deve ter soado como uma confirmação de que aos poucos estão mesmo se tornando os protagonistas, enquanto os veteranos da indústria enfrentam uma pressão inédita.

E está bem evidente na feira quais são essas novas tecnologias às quais o presidente da NAB se refere: plataformas digitais para entrega de conteúdo online, realidade virtual, operações totalmente em "nuvem", captação de conteúdo ao vivo com o mínimo de complexidade - e, uma atração à parte na feira: os drones. Pela primeira vez, os drones ganharam seu próprio espaço, uma seção dedicada a essa indústria, inclusive com área de demonstrações protegida por enormes redes. Drones de todos os tipos e tamanhos, carregando equipamentos variados de filmagem, e cada vez mais dotados de inteligência. Um "enxame" que fascina aqueles que passam pelo pavilhão, e testemunham o nascimento de uma nova indústria.

Porém, fica bastante claro na NAB que não é apenas a busca de novas tecnologias que une os representantes das mídias tradicionais e emergentes - ambos estão em busca da resposta para uma pergunta que fica no ar depois de um discurso como o de Smith: como monetizar conteúdo nesse novo mundo? Qual a "fórmula" para permitir a manutenção da qualidade sem abrir mão da receita? E como será utilizado todo o volume investido em anúncios de TV, uma vez que os orçamentos começam a migrar em grandes proporções para o vídeo digital? Essa é uma resposta que ainda não pode ser encontrada nos corredores da feira, mas é um dos principais temas abordados nas conversas por aqui. Os caminhos começam a ser desenhados por aqueles que já estão vivenciando essa nova realidade, e pelos próprios fornecedores de tecnologia. As pistas parecem estar espalhadas em diferentes setores da feira, e amanhã comentarei mais sobre esse assunto, que aparenta ser a próxima grande revolução do setor.

*Lars Janér, Country Manager da Kaltura, empresa de soluções de vídeo online, participa da NAB Show 2015, em Las Vegas, e traz suas impressões sobre o evento com exclusividade para os leitores do Mundo do Marketing.

NAB

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss