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7 livros de Marketing mais importantes em 2015

Obras abordam temas cada vez mais relevantes

Por: | 02/04/2015

priscilla@mundodomarketing.com.br

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O mercado editorial sempre apresenta novidades nos mais variados assuntos. Na área de Marketing não é diferente. O fluxo de publicações acompanha tendências, experiências e traz observações a respeito de temas usuais ou mesmo propõem uma nova visão a respeito de um assunto. Os Estados Unidos, maior polo de publicações do mundo, exporta sua literatura para diversos países, incluindo títulos sobre o ramo dos negócios - resultado da alta expertise do país, que descobre e desenvolve novas ferramentas e possibilidades para o setor.

Os livros lançados no exterior chegam ao Brasil com uma defasagem de alguns meses - uns por conta das parcerias de editoras, outros por questões relacionadas à tradução. Os interessados, no entanto, já não precisam mais esperar por um longo prazo para se atualizar, uma vez que sites como a Amazon e Barnes &Noble já entregam no país. Por outro lado, saber definir uma boa obra entre muitas pode não ser uma tarefa das mais fáceis. Jaime Troiano e Cecília Russo, Sócios da TroianoBranding, sugerem sete títulos mais importantes para ler em 2015, no terceiro hangout do Radar Internacional - Conexão Atlanta.

Uma das atitudes que os profissionais de Marketing devem ter é buscar um aprofundamento constante em determinados temas, lendo muito conteúdo e acompanhando o que grandes pensadores de management e Branding têm dito. "Em qualquer que seja a plataforma de leitura, o livro continua sendo o que alimenta nossa capacidade de pensar e não há outro caminho. Selecionamos obras até mais abrangentes, porque aqui nos Estados Unidos acompanhamos o que acontece no calor do momento", diz Jaime Troiano, em entrevista à TV Mundo do Marketing. Acompanhe a seleção a seguir.

Start with a Why: How great Leaders Inspire Everyone to Take Action
O livro "Comece com um por quê: Como grandes líderes inspiram pessoas a fazerem acontecer" foi escrito por Simon Sinek. O criador do conceito Golden Circle é um dos 20 palestrantes do TED mais vistos no mundo e trabalha com a questão de encontrar um propósito no que se faz. Nas páginas, o especialista aborda os três círculos concêntricos para chegar a esse resultado. O primeiro envolve a pergunta "What", ou seja, o que você faz e qual produto você vende.

O segundo é o "How", que aborda o modo de executar as ações, como, por exemplo, o posicionamento, a embalagem utilizada e a forma de se relacionar. Por último, o autor coloca como mais importante o "Why", que é o porquê da empresa existir. "Pode parecer que não, mas existem empresas que não sabem definir isso. Em 236 páginas, ele prova por que as pessoas não compram o produto: elas compram a razão de ter. É como o que a Apple faz", afirma Cecília Russo, em entrevista à TV Mundo do Marketing.

Design to Grow:  How Coca-Cola Learned to Combine Scale and Agility
Utilizando as ideias de Simon Sinek, David Butler e Linda Tischler abordam o conceito de desenhar com um propósito, relatando o quanto a fabricante de refrigerantes se inspira no porquê para pensar a estética. A publicação "Design para Crescer: Como a Coca-Cola aprendeu a combinar escala com agilidade" tem a dupla visão de negócio, uma vez que é escrita pelo Vice-Presidente de Inovação da companhia de bebidas e por uma jornalista renomada.

O livro possui ainda um manifesto que coloca o design como o Norte da empresa, além de cases relacionados. "Muito além da Coca-Cola, as histórias contam a relação entre a arte e o envolvimento. Um dos pontos interessantes é que o leitor pode encontrar a experiência promovida pelas corporações e por quem pensa os negócios de uma forma editorial", afirma Cecília Russo.

The Definitive Book of Branding
A estratégia de marca sendo utilizada em conjunto com o público interno e externo é o tema da coletânea "O livro definitivo sobre Brandiing", elaborada por diversos autores. A leitura é recomendada para aqueles que querem entender do assunto de uma forma mais profunda. Nas páginas, os escritores abordam diversos ângulos, como a relação com o crachá que um funcionário carrega no peito.

Em 20 capítulos, os leitores podem conhecer melhor as propostas de grandes nomes como Kevin Roberts, Jean-Noël Kapferer, entre outros. "Existe um recorte focado em "employerbrand management" que fala sobre o branding para os empregados. As pessoas costumam pensar em consumidor final, mas os funcionários são importantes. Assim como a produção de Marketing foi voltada pra fora, hoje é preciso pensar a marca como algo que entrelace o de fora e o de dentro", conta Jaime Troiano.

Aaker on Branding: 20 princípios que orientam o sucesso
O conceito de branding e a forma de trabalhar ele nas companhias é o tema do livro de David Aaker, que reuniu importantes experiências adquiridas em mais de 25 anos de trabalho. A publicação é recomendada para quem quer começar a estudar o assunto ou para quem busca uma consolidação, uma vez que vai desde a fundamentação até a prática. "É um guia essencial para essa fase em que o branding passou a ser ferramenta de gestão. O autor consolida pensamentos que ele já abordava, é um especialista na área", conta Jaime Troiano.

Dos 20 capítulos,alguns são destaque. Um deles aborda a diferença entre posicionamento e a construção de uma nova subcategoria, como o que aconteceu com a criação da bebida H2O, da Pepsico. Ela integra água com refrigerante e nenhum consumidor pensa na divisão. Do mesmo modo, aparece o carro Smart, combinação de expertise da Swatch e da Mercedez. Outro ponto levantado é a consistência da marca, que deve ter cuidado ao estender suas linhas para outras áreas.

Road to Power: How GM´s Mary Barra Shattered the Glass Ceiling
Para quem gosta de biografias de pessoas do ramo de negócios, a obra "Caminho para o poder: Como Mary Barra da GM furou o teto de vidro" aborda como a CEO da montadora se tornou uma das mulheres mais importantes dos Estados Unidos. Nas páginas, os leitores poderão conhecer o modo de gerenciar e como ela se destacou em um setor majoritariamente masculino e em um mercado congestionado.

Escrito pela jornalista Laura Colby, a obra inclui os primeiros desafios encontrados pela executiva. "Ela assumiu o cargo em janeiro de 2014 e logo no primeiro mês teve que encarar um recall, algo que foi problema de gestões anteriores. Para quem leu biografias, como Steve Jobs e Akio Morita, vai gostar de saber como ela fez carreira dentro de uma grande companhia", conta Cecília.

#GirlBoss
Diferentemente do livro anterior, que aborda a carreira de uma mulher madura, GirlBoss traz a história de uma jovem que em oito anos ergueu uma empresa de mais de US$ 100 milhões, vendendo roupa vintage. Aos 22 anos, Sophia Amorouso desenvolveu uma marca chamada Nasty Girl, voltada a um público que procurava peças com estilo anos 1950 ou 1960. As vendas começaram no Ebay e logo cresceram.

A empresária é a autora do livro que mostra, de um jeito descolado e contemporâneo, os desafios de empreender. "Aos 30 anos, ela é Fundadora e CEO e é tida como uma menina de sucesso que conquistou o Vale, num mundo de startups. A própria diagramação obedece esse jeito divertido e jovial com que chegam os novos empreendedores", conta Cecília Russo.

Getting things done: the art of stress‐free productivity
Falando em quem tem atitude, o livro "Fazer acontecer: a arte da produtividade sem stress", de David Allen, fala sobre como se desgastar impacta os resultados, tanto profissionais, quanto pessoais. "Atualmente, recebemos mais informação e orientações em 72 horas do que as gerações anteriores recebiam, por isso vivemos acelerados. Compreender que cada tarefa tem o seu tempo é dar foco e isso é fundamental. Quem está livre de tensões possui boas ideias.", conta Troiano.

Assista ao hangout completo com Jaime Troiano e Cecília Russo, Sócios da TroianoBranding, em entrevista à TV Mundo do Marketing:
 

Leia também: Potencial do mercado de livros e publicações impressas em 2014. Pesquisa no Mundo do Marketing Inteligência. 

Comportamento do Consumidor | Potencial de Mercado | Livros

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