Novos modos de compra geram satisfação de clientes | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Novos modos de compra geram satisfação de clientes

Vending machines levam conveniência para o mundo

Por: | 15/04/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O mundo está cada vez mais dinâmico e, com isso, consumidores esperam mais e mais facilidades na hora que desejam comprar algum produto. Esse novo comportamento abre uma excelente oportunidade de negócio e de relacionamento para as empresas que entendam as necessidades de seus consumidores.

Uma forma de oferecer conveniência para o cliente é através das vending machines, que se tornam cada vez mais populares, especialmente em países da Europa e nos Estados Unidos. Essas máquinas são, na maioria das vezes, automatizadas e permitem ao cliente comprar aquilo que deseja sem necessariamente precisar entrar numa loja. Outro benefício é a relação de custo para a empresa, uma vez que a máquina pode operar 24h por dia, sete dias na semana sem grandes custos operacionais.

Os modelos comercializados pela WIB - warehouse in a box, por exemplo - permitem que o varejista defina o sortimento de produtos que deseja comercializar uma vez que a maquina é totalmente configurável. Não importa se o foco será sorvetes e picolés, vinhos ou itens de necessidade básica, pois a temperatura interior pode ser ajustada e a comunicação visual, personalizada.

Para os varejistas, é como ter uma loja em locais estratégicos com baixo investimento e custos operacionais reduzidos. Para o consumidor, a experiência de compra é baseada em conveniência e facilidade. A compra pode ser feita no local, diretamente na máquina, ou online, por um smartphone ou computador, no qual o comprador escolhe os itens que quer comprar e retira seu pedido na máquina que lhe for mais conveniente.  

Dois exemplos praticamente opostos, mas que utilizam este tipo de solução:

Sprinkles - cupcakes 24h por dia em grandes cidades
A rede americana Sprinkles, famosa por seus cupcakes e cookies, criou uma espécie de "caixa eletrônico" (ATM em inglês) de cupcakes que funciona 24 horas por dia. Geralmente, as lojas físicas abrem das 9h às 19h, mas agora os clientes de algumas cidades já podem comprar uma das 20 opções de sabores da lista ou os ingredientes para prepararem o cupcake em casa direto da vending machine colocada do lado de fora da loja.

A máquina tem capacidade para até 760 cupcakes, mas, como a venda diária chega a mais de mil unidades, a reposição precisa ser feita ao menos uma vez ao dia. Na primeira semana de operação, a máquina chegou a ficar inoperante devido à quantidade de transações realizadas. O mais interessante é que muitas pessoas chegam a fazer fila, preferindo usar o "caixa automático" a entrar na loja e fazer o pedido pessoalmente.

A primeira experiência foi na loja de Beverly Hills, na Califórnia, mas atualmente já existem máquinas em outras 5 lojas da rede, incluindo Nova Iorque, Chicago e Las Vegas. A ideia é ter uma vending machine ao lado de todas as 15 lojas da rede.

Vending machine para itens básicos em vilarejos
Em cidades pequenas, as opções de lojas geralmente são reduzidas por não serem financeiramente viáveis para os comerciantes. A conta é simples: alto custo operacional (considerando locação do ponto e despesas com funcionários e contas básicas) versus demanda. Com isso, os moradores desses vilarejos se tornam reféns de lojas em municípios vizinhos e são obrigados a planejar suas compras com antecedência para não correrem o risco de ficarem sem algum item de necessidade básica. Certo? Errado se o vilarejo em questão é Clifton, na região de Derbyshire, no Reino Unido.

Nesta pequena vila, foi instalada uma máquina um pouco maior do que o normal e com o objetivo de disponibilizar itens básicos para os moradores. Dentre os principais produtos, destacam-se escovas de dente, papel higiênico, pão, leite, queijo e até comida para animais. A máquina, que aceita dinheiro e cartão, vem sendo chamada de loja eletrônica pelos locais. Essa facilidade poupa aos moradores de uma viagem de no mínimo 6 km para comprar produtos fundamentais.

A vending machine está sendo bem aceita entre os moradores do vilarejo, embora a maioria acredite que ela não substitua a ida ao supermercado. Nem poderia devido à limitação física. Mas a proposta também não é essa. Eles reconhecem principalmente a conveniência de poder ir a pé comprar um item de última hora. Além disso, outro beneficio apontado pelos moradores é em relação aos impostos recolhidos que são revertidos para a comunidade.

conveniência, vending machine, radar
 

Leia também: Rotina atribulada altera forma de as pessoas se alimentarem. Estudos do Mundo do Marketing Inteligência.

Mintel | Alimentação | Conveniência

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss