Consumidores do mundo | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Consumidores do mundo

Nossas compras impactam a economia local e a global

Por: | 25/03/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Nos dias de hoje, não importa muito em qual país uma pessoa nasceu, mora ou para quais já viajou. Somos cada vez mais consumidores mundiais. Basta reparar na etiqueta de roupas e eletroeletrônicos que temos em casa ou nas músicas que escutamos. A quantidade de países que, de alguma forma, são influenciados por nossas compras pode ser surpreendente. Vamos descobrir que temos roupas vindas da Ásia (principalmente Índia, Indonésia ou Bangladesh), da Turquia, no Leste Europeu, ou mesmo da África (vindas de Marrocos ou da Tunísia). Nosso celular, ipad ou notebook foi produzido na China.

Pode ser que uma das nossas ultimas compras online tenha sido feita no site da Amazon. Se estivermos na Europa, é muito provável que as frutas e vegetais usados nas refeições tenham sido importados da América do Sul ou da África. Em se tratando de entretenimento, basta listar nossas cinco bandas favoritas ou qual foi o último filme que assistimos; as chances de ao menos um deles ser norte-americano ou britânico é grande. Sim, somos fruto de uma geração que conhece um mundo cada vez mais globalizado.

Por causa da realidade dessa geração atual, movimentos como o Made in France têm sido alvo de debate já há algum tempo. A iniciativa busca engajar cidadãos franceses no que diz respeito à sua responsabilidade social e os incentiva a consumirem apenas produtos produzidos na França com o objetivo de proteger a economia e controlar o nível de desemprego no país. Parece interessante, mas é ao mesmo tempo ilusório.

É possível que o aderente ao movimento se descubra sem alguns itens elementares para a vida moderna de hoje em dia, como eletrônicos, por exemplo, por um único motivo: economicamente, é muito difícil encontrar um país que seja autossuficiente e produza todos os itens que um cidadão queira comprar. Certamente, haverá um preço a ser pago por esse patriotismo e é possível que surjam outros efeitos colaterais como monopólio aconteçam.

Portanto, é fácil concluir que nossas decisões de compra afetam não apenas nosso estilo de vida como também a economia local e a economia de outros países. É possível também deduzir que uma empresa americana, por exemplo, dependa da economia brasileira forte para consumir seu produto e influencie a vida de pessoas em um país asiático ao instalar uma fábrica numa determinada região. O fato é que estamos cada vez mais conectados sem, muitas vezes, nem percebermos.

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss