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Carlsberg troca foto no Instagram por desconto

Imagens postadas postergam happy hour na rede

Por: | 24/03/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

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A campanha Happy Hour 2.0, promovida pela Carlsberg, oferece aos consumidores dos bares participantes a chance de estender o período do happy hour por meio de fotos postadas no Instagram, associando a marca a momentos de diversão. Funciona da seguinte maneira: a Carlsberg acopla um dispositivo eletrônico na TV do bar que faz uma contagem regressiva do tempo restante para o final do período promocional. No fim de tarde, frequentadores compram cervejas Carlsberg ou Tuborg pela metade do preço. Até então, a ação não tinha grandes novidades. A rede inovou ao passar a estender o tempo da promoção no bar à medida que os cliente postam fotos no Instagram com as hashtags do nome do bar e #HappyBeerTime. Na tela, o contador atualiza o período da promoção em tempo real e o conteúdo postado vai aparecendo. Quanto mais as pessoas compartilham as imagens, por mais o tempo do happy hour é postergado.

A estratégia da campanha é aproveitar um comportamento que já existe no consumidor, pois a maioria dos jovens tem o hábito de postar fotos de seus momentos com os amigos no Instagram. A diferença é que, ao adicionar as duas hashtags, eles são "recompensados". O resultado é agregar valor ao cliente sem distraí-lo de sua diversão com os amigos.

A cervejaria dinamarquesa diz que a campanha "Happy Hour 2.0", criada pela agência digital Konstellation, renova as tão conhecidas promoções de troca online para se adequar ao novo conceito de mídia social moderna e que o sucesso da campanha é certo, já que está pautado numa relação ganha-ganha-ganha. Os clientes, ao interagirem, compram cerveja por um preço menor. O bar tem seu nome divulgado e associado a lugar de diversão no Instagram. E a Carlsberg, claro, reforça sua marca na mente do cliente e incentiva a venda do seu produto.

A promoção ocorre inicialmente na Dinamarca, mas a empresa tem planos de expansão para outros mercados - na maioria, europeus. Há a preocupação de que, em alguns países, a ação possa ser acusada de incentivar o consumo excessivo de bebida alcóolica. A empresa, no entanto, defende que a promoção encoraja pessoas a beber com responsabilidade já que, ao incentivar o compartilhamento de fotos, aumenta o período da bebida com desconto. Então, as pessoas não ficam pressionadas a beber quantidades excessivas num tempo curto. Além disso, por ser combinado com a mecânica da mídia social, o objetivo do `Happy Hour 2.0" é mais destacar como o tempo que as pessoas passam juntas pode ser feliz do que propriamente incentivar o consumo exagerado do produto.

Um fato interessante a ser observado é como campanhas digitais podem reforçar ações nos pontos de venda. Hoje os consumidores estão conectados às redes sociais 24h por dia, sete dias na semana, onde quer que estejam. Então, o universo digital tem provado que é um bom caminho para atrair esse consumidor para oportunidades em sua vida real. As empresas que entenderem essa mudança no comportamento do consumidor, certamente terão mais sucesso em atingi-lo de uma forma mais integrada e eficiente.

Leia também: Potencial do mercado brasileiro de bebidas em 2013. Pesquisa do Mundo do Marketing Inteligência, exclusivo para assinantes.

Potencial de consumo | Bebidas | Mercado

 

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