Adidas e Nike aproveitam caos urbano | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Adidas e Nike aproveitam caos urbano

Marcas criam oportunidades com a greve do metrô

Por: | 14/02/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Na semana passada (dias 5 e 6), os funcionários do metrô de Londres estavam em greve, o que causou um grande transtorno para os milhões de londrinos que usam esse transporte público diariamente. Enquanto muitos estavam preocupados com o caos urbano, as marcas Adidas e Nike usaram o problema de locomoção a seu favor. Esse tipo de campanha mostra para o consumidor o quanto a marca está ativa e atualizada em relação ao que acontece com ele e, de alguma forma, demonstra parceria, solidariedade e simpatia.

A abordagem das duas empresas foi bastante parecida. Ambas incentivaram as pessoas a fazerem uma corrida até o trabalho usando seus produtos, já que a greve gerava transtornos piores do que o esperado: tráfego muito lento, ônibus e trens lotados e até mesmo estações centrais sendo fechadas devido ao número muito acima de sua capacidade de atendimento.

Adidas se apoderou do caos nos transportes com um "empurrão" encorajando as pessoas a irem correndo para o trabalho. A marca de produtos esportivos usou as redes sociais como Twitter e facebook para promover seu "boost running" (impulso para corrida) com o #BoostLondon. Parte da campanha era pedir às pessoas que compartilhassem seus tempos de corrida, incentivando assim mais adeptos ao movimento. Um dos posts da marca nas redes sociais foi "quando os transportes falham, aperte o cadarço. Mostre como você esta contornando o problema de transporte. Compartilhe seu tempo de corrida! #BoostLondon".

A campanha da Nike seguiu o mesmo conceito e se baseou numa série de posts também encorajando as pessoas a fazerem uma corrida até o trabalho: "Just do it e run to work" (Apenas faça isso e corra para o trabalho). No Twitter da marca, um dos posts foi "sem metrô? Pegue a linha verde!" fazendo referência às cores das linhas no metro londrino, associando também ao movimento ecológico. Junto com o texto, uma foto de uma pessoa pedalando e usando a Nike Fuelband, pulseira que monitora os movimentos diários do usuário.

adidas,nike,radar,caos urbano,oportunidade
 

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss