Os maiores varejistas não estão no mundo todo? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Os maiores varejistas não estão no mundo todo?

Maiores não estão em todos os principais mercados

Por: | 16/01/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Você já se perguntou por que as maiores redes varejistas do mundo não estão presentes em todos os principais mercados do mundo? O Walmart não está na Europa. O Carrefour não está nos EUA. A Tesco não está na América Latina.

Denis Knoopz, VP de Novos Mercados da rede de varejo alimentar belga Delhaize, abriu sua exposição com esta discussão. A Delhaize possui cerca de 2.800 lojas espalhadas pela a Europa, EUA (principal mercado) e Ásia.

O objetivo de Denis em provocar esta reflexão era apresentar dois diferentes pontos de vista que possam justificar essa verdade.

As duas visões eram: 1) a globalização ainda está chegando ao varejo alimentar; 2) a globalização não acontecerá no varejo alimentar.

A seguir, Denis defendeu cada um dos pontos de vista.

1) A globalização ainda está chegando no varejo alimentar: certamente vai acontecer, pois gera economia de escala. E, ainda que estejamos falando sobre globalização há muitos anos, ela leva mais tempo no varejo alimentar, pois requer não apenas um conhecimento profundo da economia, geografia, legislação, comportamento do consumidor, mas também uma seleção complexa de fornecedores locais.

2 ) A globalização não acontecerá no varejo alimentar: as possíveis sinergias e busca de eficiência globais podem matar a diferenciação e eficiência locais. Como a escala local é menor do que a global, e a burocracia em alguns países, como o Brasil, atrapalha, a economia de escala é anulada.

Respondendo humildemente à sua própria pergunta, Denis arrancou aplausos da platéia quando finalizou: "eu também não tenho a resposta sobre qual das visões é a certa. O certo é que o global é poderoso, e o local é belo!".

E você, concorda com qual das visões? Comente aqui.

* por Luiz Sedeh, Diretor de Desenvolvimento da ToolBoxTM - Consultoria e Métricas de Trade Marketing.

NRF,2013,varejo,retail

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2019.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2019. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss