Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Google lança loja de música para competir com iTunes

Serviço está disponível para o Android nos EUA e permite compra de 13 milhões de faixas, algumas exclusivas, e plataforma para músicos divulgarem conteúdo

Por: | 17/11/2011

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

O Google investe em mais um serviço para concorrer com a Apple e lança nos Estados Unidos um rival para o iTunes. O Google Music funciona com o sistema operacional Android da empresa, que já assinou acordos com mais de 20 gravadoras, entre elas a EMI, Universal e Sony Music Entertainment.

A biblioteca é inaugurada com cerca de 13 milhões de faixas, segundo a BBC, que podem ser compradas e baixadas instantaneamente. Esta quantidade de canções ainda está abaixo da oferta dos competidores iTunes, com 20 milhões, e também do Amazon MP3, com 17 milhões, mas que não permite download.

O Google Music também servirá para reforçar a divulgação do Google +, com uma integração que possibilita aos usuários compartilharem músicas na rede social com grupos de amigos, que podem ouvi-las em completo sem precisar comprar. A ferramenta é similar à parceria da Spotify com o Facebook, não disponível no Brasil, em que o internauta pode compartilhar o que está ouvindo.

Entre as estratégias do Google Music para se diferenciar da concorrência está o lançamento de conteúdo exclusivo, incluindo álbuns ao vivo e inéditos de músicos como Rolling Stones, Shakira e Pearl Jam. Algumas destas músicas serão lançadas de graça durante a fase de divulgação da loja, além da oferta de uma faixa gratuita por dia. A escolhida para a inauguração foi Sound and Vision, do David Bowie.

Outro braço do serviço é o Artist Hub, uma plataforma voltada para os músicos, que podem adicionar conteúdo para se conectar diretamente com seus fãs, sem precisar passar por uma gravadora. O artista pode criar sua página pelo preço de US$ 25 e então definir preços e faixas que podem ser ouvidas de graça. Um dos músicos que já anunciou a adesão à plataforma é o DJ Tiesto. O serviço de venda será mais tarde ampliado para o YouTube.

O Google Music, disponível apenas nos EUA, não tem previsão de ser levado a outros países, devido principalmente às dificuldades de acordos com gravadoras em cada território. Veja o vídeo de lançamento:

Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss