Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

John Lewis e a publicidade que emociona e vende

Tudo ao mesmo tempo e com resultado

Por Luiz Alberto Marinho | 23/06/2017

Na quarta-feira o professor Dan Ariely desafiou, em sua palestra aqui em Cannes, o mito de que consumidores baseiam suas escolhas em decisões racionais. Hoje, vimos a teoria na prática, durante o painel com Craig Ingrid, Customer Director da John Lewis, James Murphy e Richard Brim, da Adam & Eve, agência de publicidade da loja de departamentos inglesa e responsáveis pelos lindos e emocionantes filmes de Natal, esperados ansiosamente pelos…

Conteúdo de Acesso Premium Para continuar tendo acesso a esse e outros conteúdos exclusivos, faça sua assinatura.
  • Conheça diferentes perfis de consumo
  • Desenvolva embasamentos para suas campanhas
  • Otimize sua gestão de Marketing
  • Projete cenários para o seu negócio
  • Descubra potenciais de mercado
  • Tome decisões mais assertivas

Já é premium/cadastrado?
Faça o login para ver o conteúdo:

Carros reais desenhados por crianças

Um Salão do Automóvel Mini

Por Beth Furtado | 23/06/2017

Um dos projetos do Festival de Cannes apresenta um Salão do Automóvel em que todos os modelos foram desenhados por crianças. A ideia surgiu quando a Hyundai percebeu que os carros do futuro são de fato dirigidos para as crianças - e não para os adultos de hoje, já que serão elas a dirigirem esses modelos.

O projeto criado pela agência Innocean Worldwide Seoul chama-se Brillant Kids Motor Show e…

Um Cadillac em formato de assinatura

Comprar? Não. Tenha um modelo novo todo mês

Por Beth Furtado | 23/06/2017

Concorrendo na categoria Tiranium do Festival de Cannes, a campanha de lançamento de um serviço de aluguel oferecido diretamente pela Cadillac. A iniciativa ainda está em formato beta na região de Nova York e tem lista de espera. O sistema de assinatura é anual, mas pode ser interrompido ou renovado mensalmente mantendo o mesmo modelo ou trocando por outro, já que o programa considera dezoito trocas no ano.

No line up…

P&G e a luta pela igualdade de gêneros

Companhia pede engajamento do mercado publicitário

Por Luiz Alberto Marinho | 22/06/2017

A luta pela igualdade de gêneros tem sido um tema recorrente em Cannes este ano. Várias foram as abordagens, desde o percentual de mulheres em cargos de direção até o pagamento de salários inferiores aos dos homens pelo mesmo trabalho, passando pelos estereótipos. Segundo Pritchard, as mulheres ainda ganham em média 20% menos que os homens. Fato é que, ao longo da semana, o assunto esteve sempre em pauta. E hoje, no…

Alibaba: compras, diversão e experiência

Companhia vende quase US$ 18 bilhões em um dia

Por Luiz Alberto Marinho | 22/06/2017

Chris Tung, do Alibaba, gigante chinês do e-commerce, fez uma apresentação hoje pela manhã no Lions Entertainment, o evento filhote do Cannes Lions destinado a explorar o mundo do entretenimento. Vocês podem estar se perguntando: o que um varejista online tem a ver com o mundo do entretenimento? Para o Alibaba, compras e diversão tem tudo a ver. Por isso mesmo, para promover o seu Single's Day do ano passado, o site…

Uma ideia simples (e genial) que ninguém teve

Conheça o case Gillette Treo

Por Beth Furtado | 22/06/2017

Gillette Treo é o primeiro em sua categoria concebido para fazer a barba de terceiros, ou seja, quando um homem por um motivo ou outro não pode ou não deseja fazer sua própria barba. A campanha idealizada para seu lançamento é de uma sensibilidade só e mostra um filho que cuida de seu pai após ele ter sofrido um derrame.

O que mais impressiona é a simplicidade da ideia de…

Experiência na venda de materiais de construção

Conheça o case da varejista Hornback

Por Beth Furtado | 22/06/2017

Mais um varejista concorrendo na categoria Titanium, aquela que celebra projetos que rompem com padrões estabelecidos. A campanha foi criada pela Heimat Berlin para a loja online do varejista Hornback, uma marca de materiais de construção que possui operações em diversos países europeus. 

O desafio da divulgação da loja online era construir uma comunicação alinhada com o posicionamento da marca: "Você está vivo. Você lembra?" Veja a seguir um filme…

Os 3 fatores que tiraram o sono da Unilever

O desafio de reimaginar a criatividade

Por Luiz Alberto Marinho | 21/06/2017

Diversidade, criatividade baseada em propósito e desafios digitais são os três fatores que tiram o sono da Unilever

O que tira o sono do Chief Marketing Officer da poderosa Unilever? Juntar os pontos das estratégias digitais, ameaçadas por ferramentas como bloqueadores de anúncios, abraçar a diversidade e reimaginar o conceito de criatividade. 

As marcas tradicionais nunca estiveram tão ameaçadas pelos predadores digitais, como a Amazon, quanto hoje…

Marcas que se posicionam - Doritos Rainbow

Um passo além

Por Beth Furtado | 21/06/2017

Doritos Rainbow concorre pelo México na categoria Titanuim - aquela que reconhece as campanhas que mudam a regra do jogo. O produto que celebra a diversidade acabou de chegar ao Brasil e é uma edição especial com as tortilhas coloridas e uma embalagem que estampa um arco-íris, o principal símbolo do movimento. 

No Brasil, o produto não será comercializado, mas pode ser obtido no website, onde em troca de uma doação…

Adidas - Sempre em beta

Inovação é um moto continuo

Por Beth Furtado | 21/06/2017

Na palestra "Como a Adidas nunca para de se reinventar", Stan Smith, um ícone do tênis mundial, lembrou que as listras começaram com um aspecto funcional para suportar o tênis. Uma marca que começou buscando excelência em engenharia hoje é uma das grandes expressões da sociedade. Paul Gáudio, Diretor Global da Adidas, ressalta que a alavanca da marca é a cultura, criar um ambiente de marca para que as pessoas possam…

Galloway e as gigantes de tecnologia

Especialista aponta destaques de companhias

Por Luiz Alberto Marinho | 20/06/2017

Scott Galloway, professor da NYU, deu um show no final do quarto dia do Cannes Lions Festival. Com seu jeito típico, que combina muita energia, informações embasadas e um humor ácido, Galloway retomou seu discurso sobre as quatro grandes dominâncias do mundo da tecnologia. Para ele, Google seria o cérebro, com respostas para todas as perguntas, Facebook poderia ser o coração, porque é o lugar onde as pessoas buscam aceitação,…

Diageo aposta na comunicação de propósito de suas marcas

Questão inspiracional ganha força entre Millenials

Por Luiz Alberto Marinho | 20/06/2017

De um tempo para cá, as marcas tem investido mais na comunicação de seu propósito. Hoje, aqui em Cannes, a Diageo, confirmando a tese, fez uma apresentação justamente sobre o propósito de suas principais marcas. Smirnoff, por exemplo, propõe que as pessoas usem o poder dos bons momentos para estimular que todos sejamos mais inclusivos. O licor Baileys quer ser um co-conspirador dos clientes na busca pelo prazer. E Johnnie…

IKEA e a Terapia de Varejo

Veja este caso de sucesso

Por Beth Furtado | 20/06/2017

A categoria Titanium do Festival Cannes Lions celebra aqueles que mudam as regras do jogo, reconhecendo trabalhos provocativos e que abrem novos caminhos em comunicação. Concorrendo nesta categoria temos um varejista ousado, a Ikea, uma marca sueca de moda casa e uma das mais inovadoras em comunicação. 

O projeto é Retail Therapy (confira o site da ação) criado pela agência de publicidade Åkestam Holst. A campanha renomeia os produtos…

Criatividade é brincar com intenção

A solução para a incerteza é brincar

Por Beth Furtado | 20/06/2017

O que motiva nossas ações? Como reagimos ao mundo? As explicações para estas questões podem ser melhor exploradas nas descobertas da neurociência, conforme abordou Beau Lotto, professor de Neurociência da Universidade London Goldsmiths College e CEO do Lab of Misfits, em sua palestra "Dados não possuem significado e a Neurociência explica por que". E o porquê é o entendimento de que nossas ações no mundo são determinadas pelas pressuposições que…

Dentsu reafirma posicionamento com case da Toyota

Uma agência que não cria apenas campanhas

Por Luiz Alberto Marinho | 19/06/2017

A Dentsu veio a Cannes mais uma vez para reforçar seu posicionamento de uma agência que não se limita a produzir campanhas, mas torna-se parceira do cliente no próprio desenvolvimento do produto. Eles chamam esse processo de Seed Marketing, para sinalizar de que a participação da Dentsu começa na concepção de cada projeto. 

O exemplo da vez foi o i-Road, um triciclo moderninho da Toyota (a agência trouxe para o…

Quer tornar-se mais criativo? Xingue mais

São 4 grandes áreas, sintetizadas por ele em 4B's

Por Beth Furtado | 19/06/2017

Dino Burbidge, Diretor de Tecnologia e Inovação da agência WCRS, abordou na palestra "A Ciência da Super Criatividade" como uma pessoa pode tornar-se mais criativa a partir dos aprendizados da neurociência. São 4 grandes áreas, sintetizadas por ele em 4B's: Backgrounds (Histórico/Heranças), Behavior (Comportamento), Body (Corpo) e Brain (Cérebro).

Em Heranças contribuem para sua criatividade: o país de origem (alguns estimulam mais o cérebro que outros e o frio contribui),…

Inteligência Artificial no Marketing

Haverá a extinção de trabalhos em Comunicação

Por Beth Furtado | 19/06/2017

Capitaneado pela Isobar Global em parceria com a Tecent AI Lab, a palestra "A Inteligência Artificial e o Futuro da Criatividade" debateu sobre como a Inteligência Artificial pode impulsionar a inovação. Até hoje a tecnologia teve o papel de facilitar a vida humana, mas à medida que aprofundam-se os aprendizados das máquinas, a tecnologia passa a propiciar também uma vida mais criativa. Você deve estar se perguntando como isso pode…

TommyHilfiger aposta em experiência e gratificação

Tudo isso, via e-commerce

Por Luiz Alberto Marinho | 19/06/2017

Não basta fazer um desfile bacana na semana de moda. É preciso criar experiências e de quebra estimular compra, aproveitando o momento. Tommy Hilfiger passou a fazer tudo isso. Inventou a Tommyland, uma experiência de moda, música, diversão e socialização. 

E adotou o sistema 'see now, buy now', que permite que os clientes comprem online as peças que foram apresentadas no desfile, assim que ele termina. O serviço chama-se TommyNow.…

Meninas Fortes

Empoderamento feminino é tema recorrente

Por Beth Furtado | 19/06/2017

Caro habitante do Mundo do Marketing, não se surpreenda com mais este post sobre o empoderamento feminino. Ele provavelmente não será o último. A questão está presente na sociedade e em consequência a indústria da comunicação dedica-se à ela. Na edição do Festival deste ano, além de vários projetos que de um modo ou outro procuram fortalecer o universo feminino, há também o Glass Lions, o prêmio que desde 2015…

A moldura pode ser tão importante quanto o quadro

Não foque só no quadro, dê atenção também à moldura

Por Luiz Alberto Marinho | 18/06/2017

Muito boa a apresentação de Marcus Collins, hoje de manhã aqui em Cannes. Ele falou sobre a importância do contexto e do ambiente no comportamento das pessoas. Segundo ele, se você entende as pessoas, pode mudar o ambiente e obter melhores respostas. Para Collins, são 4 as condições do ambiente que podemos trabalhar: 

1) Default - Dependendo do ponto de partida, a reação do cliente pode ser completamente diferente. Collins…

RH no Snapchat

Processos seletivos invadem redes sociais

Por Beth Furtado | 18/06/2017

Foi-se o tempo das longas entrevistas.Olha a ideia que a VML Sydney criou para o McDonald's Austrália e que concorre em uso inovador de mídia social na categoria de Relações Públicas no Festival de Cannes. Na Austrália, o McDonald's contrata mais de 30 mil jovens anualmente, mas a cada ano fica mais difícil estabelecer uma conexão com as novas gerações. Para facilitar o momento do jovem em um ambiente que…

BabyBuzz e a sensibilidade criativa

Pulseira pode ser solicitada sob forma de empréstimo

Por Beth Furtado | 18/06/2017

Durante o Festival de Cannes foi apresentado o BabyBuzz. Este case concorre em uso da tecnologia na categoria de Relações Públicas e foi criado pela Volontiere Estocolmo para o fórum online sueco Libero Club da SCA Hygiene Products dedicado a questões de maternidade. O BabyBuzz é uma pulseira inteligente que pai e mãe utilizam durante a gravidez. Quando o bebê se movimenta e chuta a barriga da mãe, o pai…

Transferência de Criatividade

Devemos olhar para outros setores

Por Beth Furtado | 18/06/2017

Duas palestras do Festival Internacional da Criatividade transferem aprendizados de um campo de conhecimento para outro para criar ideias disruptivas. A palestra "Criatividade na Idade Autônoma" com Bjarke Ingels, o arquiteto dinamarquês do escritório de mesmo nome, mostra porque ele é tido como um inovador cultural. A proposta arrojada e futurista de seus projetos é fruto da hibridização de elementos que não combinam entre si, pelo uso de formas da natureza nas…

E se você pudesse adivinhar o que pensa o seu cliente?

Contatar mentalistas é o caminho?

Por Luiz Alberto Marinho | 17/06/2017

Um mentalista assombrou o palco do Debussy hoje à tarde, no primeiro dia de seminários do Lions Festival, em Cannes. A memBrain, que já tinha trazido o mágico David Coperfield no ano passado, convidou este ano Keith Barry, para explicar aos profissionais de marketing e publicidade como ler a mente dos consumidores. Depois de uma conversa interessante com Ken Hertz, fundador da memBrain, quando explicou que as pessoas mandam informações…

Criatividade traz resultados, comprova a McKinsey

Veja quatro descobertas da consultoria

Por Luiz Alberto Marinho | 17/06/2017

As empresas de consultoria começam a enxergar o Festival de Cannes como bom lugar para prospectar clientes importantes. Exemplo disso foi a apresentação de Jason Heller, da McKinsey, que abriu a semana de seminários no Festival. Bem no estilo de um consultor, Heller analisou as empresas mais premiadas em Cannes nos últimos 16 anos para desenvolver o ACS - Award Creativity Score. Ao analisar essas empresas, a McKinsey descobriu que…

Cannes Lions e o Empoderamento Feminino

Conheça três casos de sucesso

Por Beth Furtado | 17/06/2017

Três projetos interessantes inscritos este ano merecem nossa atenção e tratam do empoderamento feminino. Este tema pode parecer menor para algumas pessoas mas não é. O preconceito de gênero é infelizmente uma triste realidade que projetos como esses, enfrentam. Esse preconceito não está presente apenas em alguns homens, mas também em mulheres e preciso ser confrontado. Vou compartilhar com vocês três cases, mas existem outros projetos com esta proposta e…

Projetos Criativos no Cannes Lions

Acompanhe nos posts de Beth Furtado

Por Beth Furtado | 17/06/2017

Olá habitantes do Mundo do Marketing, começou hoje na cidade de Cannes na Riviera Francesa a edição 2017 do Festival Internacional da Criatividade Cannes Lions. É um evento que tornou-se muito conhecido pelos prêmios distribuídos nas diferentes áreas da Publicidade, mas esta é apenas a primeira camada. A mais superficial na verdade. O Festival de Cannes como os brasileiros chamam é superlativo em inspiração. Nos últimos anos o evento se…

Acompanhe a cobertura do Festival de Cannes

Correspondentes trazem informações direto da França

Por Redação | 16/06/2017

O Mundo do Marketing aterrisa novamenta na Côte d'Azur para a cobertura do Festival Internacional de Criatividade de Cannes. Acompanhe a partir deste sábado, 17, os conteúdos das palestras e dos principais casos de sucesso destacados no Palais des Festivals.Tudo isso e muito mais sob os olhares de nossos correspondentes Luiz Alberto Marinho, Sócio-Diretor da GS&BW e Beth Furtado, CEO da…

Nescafé inaugura loja de autosserviço

Pop-up busca divulgar novo café instantâneo

Por Priscilla Oliveira | 12/06/2017

A Nescafé inaugurou uma pop-up não convencional para o ramo de cafeterias para divulgar o lançamento do café instantâneo Sweet & Creamy. O Nescafe Taproom foi idealizado para o consumo da bebida, no entanto, é o cliente que leva o pó até a unidade. A novidade fica localizada em Toronto, no Canadá e, busca ser algo totalmente diferente dos cafés tradicionais, já que funciona como um BYOC (Bring Your Own…

Coca-Cola transforma rótulos em pulseiras VIP

Companhia fechou parceria com festivais de música

Por Priscilla Oliveira | 01/06/2017

A Coca-Cola transformou seus rótulos em pulseiras VIP que sorteiam ingressos para shows. A ação "The Festival Bottle", feita na Romênia, conta com oito modelos de rótulos impressos digitalmente em que parte é destacável, formando uma pulseira. A estratégia, desenvolvida pela agência McCann de Bucareste, resultou em uma parceria com os principais festivais de música do país, incluindo o Untold Festival, da Transilvânia.

Nem todas as unidades dão acesso à…

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss