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Do’s e dont’s para o Marketing de Conteúdo

Cliente e agência devem focar nos objetivos da ação

Por: | 22/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Marketing de Conteúdo é o novo buzzword da vida dos profissionais de Marketing. Numa época em que falar de adblocks é rotina, conseguir produzir conteúdo relevante, capaz de engajar o consumidor, é uma das apostas da comunicação. Você pode produzir o conteúdo sozinho e usar suas plataformas próprias para fazer a divulgação, ou pode buscar parceria com Publishers respeitados e pegar carona na audiência que eles construíram. 

O site The Onion, uma espécie de O Sensacionalista do mercado americano, veio para Cannes mostrar os do´s e dont´s de quem quer fazer conteúdo patrocinado que funciona. Segundo eles, é fundamental que o anunciante saiba respeitar as características do veículo. Mais do que isso, é preciso que cliente e agência foquem nos objetivos da ação e não na mensagem em si. Quando o conteúdo está 100% alinhado com a linha editorial do publisher, ele funciona muito melhor.

Já para os publishers fazerem conteúdo patrocinado que funciona, eles precisam ser manter fiéis aos seus princípios e respeitar a inteligência da audiência. Quando não é autêntico, todo mundo nota e rejeita. 

Portanto, anunciante, na hora de escolher os sites e blogs que serão seus parceiros de produção de conteúdo, invista um tempo para procurar não apenas quem tem audiência, mas quem tem afinidade com os seus valores. E os deixe livre para criar. O resultado final vai ficar mais verdadeiro e eficaz, sem sombra de dúvida. 

cannes

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Biografia

Cobertura da 63º edição do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que acontece de 18 a 25 de junho de 2016. Os conteúdos são produzidos pelos correspondentes Luiz Alberto Marinho e Patrícia Marinho, que apresentam os insights apontados durante os seminários no evento.

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