Está na hora de você conhecer a tecnologia calma | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Cannes Lions

Está na hora de você conhecer a tecnologia calma

Um novo pensamento sobre como fazer marketing

Por: | 21/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Segundo a Cisco, 50 bilhões de aparelhos estarão online em 2020. E aí? Isso é bom ou ruim? Com esta frase, Amber Case, uma Cyborg Anthropologist que falou hoje em Cannes sobre um conceito novo para mim: a tecnologia calma.

Amber defende a tese de que o excesso de tecnologia tem como lado negativo o aumento da complexidade. Quem precisa, por exemplo, de uma geladeira que avisa que a banana está passada? Basta olhar para a banana e você já ve. O contraponto para a tecnologia intrusiva, que enche a nossa tela de avisos de mensagens e que nos deixa angustiados enquanto não as acessamos, seria a tecnologia calma, que reduz ao máximo o custo mental de realizar uma determinada atividade.

De acordo com esta teoria, a boa tecnologia é a que está presente sem você perceber e que complementa nossas habilidades, como expandir a nossa visão periférica, nos informa e transmite segurança (sabe o Waze?) e se comunica sem falar. Que nem a chaleira, que você deixa no fogo , vai fazer outra coisa e ela simplesmente apita quando a água está quente. Ou, para ter um exemplo mais recente, como o pensamento por trás do Roomba Vacuum Cleaner. A quantidade certa de tecnologia é a menor quantidade possível.

Todo este pensamento traz um novo pensamento sobre como fazer marketing para o consumidor. Nele, ao invés de interromper o consumidor e adotamos o " atmospheric approach", ou seja, desenvolvemos produtos, serviços e estratégias que ajudam a acalmar a vida do consumidor. Nesta abordagem, a gente não cria mais um app, ou manda um reminder, mas sim usa a tecnologia de forma efetiva, invisível, útil e calma. Como o apito da chaleira.

Comentários

Biografia

Cobertura da 63º edição do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que acontece de 18 a 25 de junho de 2016. Os conteúdos são produzidos pelos correspondentes Luiz Alberto Marinho e Patrícia Marinho, que apresentam os insights apontados durante os seminários no evento.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Pesquisar por Tags

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss