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Da indústria de brincadeiras para a propaganda

Como os jogos podem inspirar a comunicação

Por: | 20/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

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Curiosa a palestra Reimagine: Play que reuniu a Mattel e a agência 360° no Palais aqui em Cannes. Primeiro porque o tema tem tudo a ver com o meu negócio, o Tempojunto e eu jamais imaginei que a importância do brincar seria assunto no festival. Segundo porque os palestrantes conseguiram fazer uma correlação interessante entre o brincar e a publicidade, mostrando que esta pode se inspirar bastante na indústria da brincadeira.

Sobre a importância do brincar, o filme que divulga o projeto de brinquedos adaptados da fundação Dana e Christopher Reeves fala por si só. Olha que emocionante o case da Adaptoys.

Viu como a brincadeira é poderosa? Ela é fundamental não apenas para o desenvolvimento das crianças, como para dar mais leveza para a vida dos adultos. 

Os palestrantes falaram sobre a história do brincar e da evolução dos brinquedos ao longo do tempo. Da bola aos bloxels, um brinquedo que permite as crianças criar o seu próprio videogame, tivemos uma aula sobre como os brinquedos são importantes para desenvolver a criatividade, e um pedido para termos o cuidado de evitar o excesso de instruções que cercam as brincadeiras hoje em dia.

Mas o que isto tem a ver com a propaganda? Segundo os palestrantes, a indústria dos jogos são uma excelente inspiração para quem trabalha com comunicação. Ambos os setores precisam alcançar o melhor ROI, mas pense Return on Involvement ao invés de Return on Investmet. Também precisam ser livre dentro de um contexto: o brief define os limites. Mas estamos conseguindo responder aos briefs da melhor forma, sabendo inovar, mesmo com as restrições? 

Por fim, a publicidade pode se inspirar na satisfação das crianças quando se conectam com seus amigos através da brincadeiras para pensar para trocar trabalhos que falem com os consumidores por campanhas que sejam assunto das conversas. 

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Biografia

Cobertura da 63º edição do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que acontece de 18 a 25 de junho de 2016. Os conteúdos são produzidos pelos correspondentes Luiz Alberto Marinho e Patrícia Marinho, que apresentam os insights apontados durante os seminários no evento.

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