A comunicação e a desigualdade de gênero | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Cannes Lions

A comunicação e a desigualdade de gênero

Mulheres só aparecem em 34% dos comerciais

Por: | 20/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Uma das características do Festival de Cannes é trazer para o palco do Palais os temas que estão sendo debatidos pela sociedade. Um deles é sobre a igualdade de gênero. A palestra "Mens vs Women: exploring marketing's impact on gender bias" foi justamente sobre isso. E trouxe fatos interessantes.

Você sabia que, apesar das mulheres serem quase metade da população mundial, elas só protagonistas em 23% dos filmes de Hollywood? E, falando de propaganda, apesar das mulheres terem 3x mais probabilidade de serem as decisoras de compra, elas somente aparecem em 34% dos comerciais. Olha que oportunidade perdida!

Marcas como Under Armour, Nike e Coors Light perceberam a oportunidade de retratar as mulheres de uma forma diferente e estão conseguindo expressivos resultados de vendas em suas linhas femininas. Diante desses fatos Kim Getty, a palestrante, fez a seguinte pergunta: o que será que vai acontecer se, no seu próximo roteiro, o protagonista masculino for substituído por uma mulher? Existes histórias surpreendentes e ainda não contadas sobre esta perspectiva, como do filme da campanha Happy Father's Day Mom, direcionada para mães solteiras.

Um dos filmes que ela usou para ilustrar esta teoria foi a campanha da #redrawthebalance, da InspiringTheFuture.org. Veja que interessante: 

Reparou que o filme menciona que os estereótipos de gênero são definidos entre 5 e 7 anos de idade? Se a gente junta este fato com a teoria de outra palestra que assisti mais cedo, que falava sobre o quanto é importante estimular a criança durante a primeira infância, período que vai da gestação aos 6 anos, para que ela possa desenvolver sua criatividade, temos um lição importante. Só vamos ter uma sociedade melhor, com equidade de gênero, se conseguirmos transmitir novos valores para as nossas crianças. 

Comentários

Biografia

Cobertura da 63º edição do Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade, que acontece de 18 a 25 de junho de 2016. Os conteúdos são produzidos pelos correspondentes Luiz Alberto Marinho e Patrícia Marinho, que apresentam os insights apontados durante os seminários no evento.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss