Você sabe como incluir o consumidor no seu negócio? | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Radar Internacional

Você sabe como incluir o consumidor no seu negócio?

Clientes ajudam a encontrar qual problema resolver

Por: | 19/06/2016

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Quando eu comecei a frequentar o Cannes Lions, em 2005, isso aqui ainda era um festival de publicidade. Nunca vou me esquecer do impacto de ver o mundo digital chegando à comunicação de forma definitiva.

O tempo passou, o festival mudou, cresceu e, agora, depois de dois anos sem participar, estou impressionada com o seu conteúdo. A criatividade como tema principal ganhou uma dimensão mais ampla e está sendo apresentada aqui sob os mais diversos ângulos. Todos conectados de alguma maneira com a construção de marcas, mas sem dúvida distantes da visão tradicional de propaganda.

Um dos conceitos que comecei a ver lá atrás, em 2005, era o de incluir o consumidor na criação das campanhas. Primeiro tivemos terminologias como UGC (user generated content) para nomear esta participacão. O tema evoluiu e chegamos ao conceito de Open Ideas para ilustrar não apenas campanhas, mas marcas e negócios que se construíram em torno das plataformas abertas e que revolucionaram indústrias. Uber, Airbnb e Spotify são exemplos de empresas bem sucedidas que nasceram daí. Aliás, você sabia que 40% do PiB americano vem de negócios que não existiam há 15 anos?

Pois foi em cima do conceito de Open Ideas que a agência Another reuniu líderes da Ikea, Lego e da B&O Play num workshop para inspirar os participantes a adotar uma abordagem mais aberta para a criatividade. Os três negócios representados, em especial a Lego, incorporaram a participação dos consumidores na sua forma de fazer negócio. Plataformas como Lego Ideas e Lego Rebrick são alguns exemplos. Nelas, os AFOLs (Adults Fans Of Lego), são co-responsáveis pelo desenvolvimento de produtos como O kit Lego Back to the Future.

Duas lições do workshop são dignas de nota. A primeira, é que os consumidores podem ajudar se você souber que problema quer resolver. Saber perguntar é fundamental. A outra, que a riqueza de trabalhar de forma aberta está em aceitar que pessoas diferentes terão respostas diferentes para um mesmo problema. Ganha quem souber tirar o melhor proveito dessas soluções.

E não é que cada participante ganhou um kit com 6 peças de Lego e teve um minuto para montar um pato? Olha que maravilha o resultado da minha mesa. Seis soluções completamente diferentes. Deu para entender o ponto, né?



Comentários

Biografia

O que acontece no mundo do Marketing está aqui. Todo dia, um destaque do mercado internacional para você se inspirar.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2020.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2020. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss