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NRF National Retail Federation 2012

Consumidor do futuro pode não ir mais à loja

Afirmação é de Bryan Eisenberg, celebrado articulista de jornais de negócios nos Estados Unidos e autor de livros como ?Call to Action?, ?Waiting For Your Cat to Bark?? e ?Always Be Testing?

Por: | 18/01/2012

bruno@mundodomarketing.com.br

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"A compra pode mudar. Talvez as pessoas não precisem mais ir à loja porque elas terão uma experiência de compra melhor em casa". A afirmação é de Bryan Eisenberg, celebrado articulista de jornais de negócios nos Estados Unidos e autor de livros como "Call to Action", "Waiting For Your Cat to Bark?" e "Always Be Testing". Agora, a explicação: segundo Eisenberg, as pessoas estão tendo cada vez menos tempo para sair às compras, as experiências nas lojas não são diferentes e há dispositivos que em breve permitirão até provar roupa em casa, virtualmente.
 
De acordo com Eisenberg, a tendência de mudança não é nova, mas o varejo continua quase o mesmo desde que foi inventado. "Pensar que o mundo online não é uma tendência é se comportar igual aos vendedores de cavalo do século XIX", pondera durante sua apresentação na NRF 2012. "Temos que olhar para o Google Wallet. Muitas pessoas já consideram e estão usando o pagamento mobile", acredita.
 
Em breve, o telefone inteligente será integrado à TV e terá papel ainda maior na vida das pessoas. Toda mídia está sendo digitalizada. "Os anúncios em revistas já mostram vídeos quando escaneamos o QR code", conta. "Mais de 50% das decisões de compra têm sido influenciadas por smartphones". Como exemplo, Eisenberg cita o caso da Tesco, que criou uma loja virtual dentro do metro Korea. 
 
"As pessoas estão cada vez mais ocupadas e o que estamos fazendo para facilitar a vida delas?", questiona. "Se não oferecerem uma experiência diferente, as pessoas comprarão online. Já é possível fazer isso, com uma câmera e o Kinect a pessoa experimenta a roupa em casa", conta. O caminho para mudar esta realidade é se comportar igual a empresas como Apple, Amazon, Google, Zappos e Best Buy. Elas se diferenciam dos demais concorrentes, são íntimas do consumidor, autênticas, ágeis e testam novos modeles de negócio com a ajuda das pessoas. 
 
Consumidor do futuro pode não ir mais à loja
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