"Sustentabilidade de Ponta a Ponta" do Walmart | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Na Pele do Shopper

"Sustentabilidade de Ponta a Ponta" do Walmart

"Sustentabilidade de Ponta a Ponta" do Walmart

Por: | 05/11/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Juliana Nappo, VP de Insight & Estratégia do Grupo Toolbox, acompanhou a 3a edição do Programa "Sustentabilidade de Ponta a Ponta" do Walmart, que aconteceu hoje em SP. O programa, criado pela subsidiária brasileira há cerca de 5 anos, tem como objetivo engajar os principais fornecedores da rede no desenvolvimento de produtos com o menor impacto ambiental e conta com a parceria e apoio técnico do CETEA - Centro de Tecnologia de Embalagem do Estado de São Paulo.

Tendo como mestre de cerimônia a jornalista Sônia Bridi, o evento deste ano apresentou 18 novos produtos que conseguiram, a partir de inovações em produto, processos produtivos ou logística, por exemplo, reduzir significativamente seu impacto ambiental.

A primeira apresentação da manhã foi de Daniela de Fiori, VP de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade do Walmart. Ela deixou claros os desafios e conquistas do programa:

- Atuar na cadeia produtiva como um todo, "de ponta a ponta", levando em conta o Ciclo de Vida dos produtos
- Trabalhar com diversos segmentos, tendo em vista que a rede tem mais de 50 mil itens em suas gôndolas
- Transformar produtos líderes de mercado em produtos mais sustentáveis

Estruturado tendo uma agenda focada em 4 grandes temas - Amazônia, Pescados, Carne e Ciclo de Vida - o Programa busca estimular empresas e marcas líderes a terem produtos mais sustentáveis, de forma que a shopper do WM não precise abrir mão de suas marcas favoritas para ajudar o planeta. Segundo a VP, as empresas que já tem produtos dentro do Programa representam cerca de 21% das vendas do Walmart no país. Ela reforçou a importância da colaboração varejo-indústria para o desenvolvimento de projetos desta natureza.

A segunda apresentação foi de André Trigueiro, jornalista da Rede Globo, editor-chefe do programa Cidades e Soluções da Globo News e Professor-Doutor da COPPE/UFRJ. Adepto do jornalismo engajado, que conseguiu colocar o tema ambiental na pauta de grandes veículos, o jornalista apresentou um apanhado bastante amplo enfocando questões relacionadas a 5 grandes temas que permeiam a questão ambiental não só para governos, mas principalmente para as empresas de bens de consumo:

1. ECOLOGICAL FOOTPRINT, conceito que engloba dois pilares fundamentais da sustentabilidade atual: Rastreabilidade e Selagem (ou certificação)

2. GEOPOLÍTICA ENERGÉTICA, quando lembrou, por exemplo, que durante a Rio+20 a diretora-geral do FMI Christine Lagarde disse que acharia absolutamente cabível que a OMC sobre-taxasse produtos com emissões de CO2 acima do aceitável

3. ÁGUA, em que apresentou o dado alarmante de que, caso não sejam investidos R$20bi até 2015, haverá falta d'água em 55% dos municípios brasileiros

4. LIXO: de forma bastante contundente, ele reforçou a responsabilidade das empresas na gestão de seus resíduos sólidos e a importância da Lei de Resíduos Sólidos e seus potenciais impactos

5. SELOS VERDES: ele apontou a problemática da "indústria" de certificações, que expõe produtos e marcas a entidades pouco confiáveis e dificulta o ganho de credibilidade dos selos verdadeiramente comprometidos com a sustentabilidade junto aos consumidores

A seguir foram apresentados os 18 novos produtos que entraram para o Programa este ano, organizados em 3 painéis temáticos - alimentos, higiene-beleza e limpeza - que contaram com a presença de CEOS e Diretores das empresas parceiras para discussões sobre os projetos, desafios e conquistas.

Marketing, Walmart, sustentabilidade

Abaixo segue a lista de produtos organizada por segmento:

ALIMENTOS

  • Cappuccino Nescafé (Nestlé)
  • Hamburguer Friboi (JBS)
  • Molho de Tomate Pomarola (Cargill)
  • Arroz Pilecco Nobre (Pilecco)
  • Leite Condensado Itambé (Itambé)
  • Maionese Hellmann`s (Unilever)
  • Fbz Cola e Guaraná (Brasil Kirin)

HIGIENE E BELEZA

  • Creme Dental Colgate - Pack Promocional (Colgate-Palmolive)
  • Escova Dental Walmart (marca própria WM)
  • Shampoo Johnson`s Baby (J&J)
  • Lenços Kleenex (Kimberly-Clark)
  • Protetor Solar Nivea Sun (Nivea)
  • Sandálias Ipanema Bem Estar (Grendene)

LIMPEZA

  • Pano para Pia Fibra de Bambu Scotch-Brite (3M)
  • Glade Aerosol (SC Johnson)
  • Sacos Reciclados (Embalixo)
  • Ariel Power Pods (P&G)
  • Vanish Poder 02 Concentrado (Reckitt-Benckiser)

Comentários

Biografia

Insights, Melhores & Piores Práticas, Conhecimento, Estórias. Shopper Marketing Para Todos Os Gostos.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss