Lições de como criar e manter um brand positioning | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Na Pele do Shopper

Lições de como criar e manter um brand positioning

Lições de como criar e manter um brand positioning

Por: | 19/03/2014

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Posicionamento claro: o exemplo da Bangkok Airways
 
Durante uma recente viagem à Ásia, conheci a Bangkok Airways, da Tailândia, cujo posicionamento bastante claro me chamou muito a atenção.
 
A Bangkok Airways, que se autodenomina uma companhia "boutique" com a promessa de oferecer um atendimento e experiência diferenciada a seus clientes, não é exatamente uma estreante no setor aéreo, tendo 45 anos de existência. No entanto, foi  nos últimos anos que a empresa soube encontrar seu espaço no competitivo mercado tailandês, que tem de um lado a Thai Airways, a companhia nacional tailandesa, e de outro companhias low cost que brigam acirradamente por preço, como a Asia Air, a Nok Air, entre outras.
 
Para manter a promessa aos clientes, o posicionamento da Bangkok Airways está baseado no tripé muito simples de se entender:  
 
1) "Welcome lounges"com comidas, bebidas, internet grátis e espaço para crianças, acessível aos passageiros de todas as classes
 
2) Refeições em todos os voos, não importando a distância
 
3) Atendimento atencioso tanto em terra quanto a bordo das aeronaves (por exemplo,  menu especial para crianças e jogos e brinquedos à disposição). Além disso, opera um aeroporto particular em um dos principais destinos turísticos do país, o que lhe garante uma enorme vantagem versus seus concorrentes.
 
Marketing, Bangkok
A Bangkok Airways não participa de nenhuma das grandes alianças entre companhias aéreas globais, apesar de ter acordos com alguma delas, e também possui seu próprio programa de milhagens, o "Flyer Bonus", que entre outras coisas, permite que os participantes disponham de um adicional de 10 kg na cota de bagagem - isto sim é  oferecer conveniência e entendimento do shopper e de suas necessidades no momento de utilização do serviço.

Este posicionamento parece trazer resultados.  A Bangkok Airways é a segunda colocada no ranking das companhias aéreas da Tailândia, e tem recebido ao longo dos últimos anos inúmeros prêmios como, por exemplo, o de segunda melhor companhia aérea regional da Ásia.

Suportando toda esta estratégia, está a campanha "We Treat you like An Angel": simples, delicada, didática e bem executada, que passa exatamente o recado que a companhia quer dar: todos merecem ser bem tratados, desde o lounge até o avião. Confira os filmes:

https://www.youtube.com/watch?v=jZ7-qHTE68U

Em meu ponto de vista, este é um exemplo cabal de que uma estratégia clara e apoiada por um posicionamento preciso dá resultados. Aqui no Brasil algumas companhias aéreas até tiveram posicionamentos mais claros no começo de suas operações, mas isto se perdeu ao longo do tempo. Pouca diferença existe hoje entre as duas maiores aéreas brasileiras em termos de serviços, atendimento e preços. Espero que o mesmo não aconteça com a Bangkok Airways.

Marketing, Bangkok

Comentários

Biografia

Insights, Melhores & Piores Práticas, Conhecimento, Estórias. Shopper Marketing Para Todos Os Gostos.

Arquivos


Este blog reflete única e exclusivamente a opinião do seu autor e não necessariamente o posicionamento jornalístico que norteia o Mundo do Marketing.

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss