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Retail Trends I: o que diz o PSFK Future of Retail

Retail Trends I: o que diz o PSFK Future of Retail

Por: | 04/12/2013

pauta@mundodomarketing.com.br

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Trend Reports: esta época do ano é cheia deles: todos querem prever o que vai acontecer para tentar se preparar melhor para o que virá. Há algum tempo era plausível arriscar previsões mais longas (víamos reports que olhavam 5, até 10 anos na frente!), mas hoje em dia ninguém mais pensa em fazer isso. Os relatórios apontam macro-tendências de curto-prazo e, ao longo dos anos, quem acompanha cada report consegue mapear o que veio para ficar e o que não veio.

Estamos nos preparando para o próximo ano e não podemos deixar de dar uma olhada nos relatórios mais relevantes, que servem de referência para muita gente e por isso acabam ditando crenças e comportamentos. Como especialistas no assunto, aqui no Grupo Toolbox nosso olhar é bastante crítico: sempre relativizamos as afirmações e as contextualizamos a partir de nossas próprias referências, experiência e repertório, além é claro de confrontá-las com a realidade brasileira.

Hoje vamos avaliar (brevemente) o PSFK Future of Retail, que na sua 4a edição lista 11 macro-trends, ilustradas com 60 exemplos de melhores práticas. É um formato bem palatável, usado também pelo Trendwatching, que pode sim trazer bons insights.

Este ano a PSFK apresenta um cenário de TEMAS INTERCONECTADOS - bem pertinente para a nova realidade do comportamento multi-canal e mobile do shopper. A linha mestra é a seguinte: Plataformas Comercias baseadas em dados + caminho de compra em rede.

O primeiro fundamento - DATA DRIVEN COMERCIAL PLATFORMS - sustenta 3 key trends:

  • data trading systems
  • real time analytics
  • brand api (marcas aprendem a partir da comunidade)

O segundo - NETWORKED PURCHASE PATH - agrupa outras 8 grandes tendências:

  • Omni Point-Of-Purchase
  • Adaptive Personalization
  • Contextual Support
  • Connected Relationship Management
  • Multichannel Customer Service
  • Instantly Verified
  • On-Demand Delivery
  • Community Loyalty

São muitos e bons os exemplos de best practices,  mas vamos aos takeaways:  o relatório lista oito, das quais nós destacamos três, que focam na utilização de dados e tecnologia para estabelecer uma nova relação com o shopper e oferecer a ele novas e significativas experiências:

  • Use Technology To Deliver The Human Touch
  • Access Data Anywhere
  • Use Customer Data To Create Digital Services   

E incluímos 2 que não estão explícitos, mas são cada vez mais fundamentais:

- Estabelecer KPIs claros e monitorá-los obssessivamente
- Colaboração varejo-indústria: sem a genuína disposição em trabalhar juntos, marcas e varejistas pouco poderão oferecer a seus shoppers

Acesse o sample do relatório (free) no link.
 

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