Os convocados mais influentes nas redes sociais | Mundo do Marketing

Publicidade

Patrocínio

Publicidade
Publicidade Publicidade
Mundo do Marketing Inteligência

Blogs

Mundo do Marketing Esportivo

Os convocados mais influentes nas redes sociais

Neymar, Marcelo e Firmino engajam mais usuários

Por: | 23/05/2018

pauta@mundodomarketing.com.br

Compartilhe

Os jogadores da seleção brasileira já estão convocados. Agora é torcer para que a taça do Hexa venha para o Brasil. Enquanto a Copa do Mundo não começa, a Airfluencers, empresa de geração de inteligência a partir de dados de redes sociais e influenciadores, acompanha o desempenho dos atletas que compõem a lista de Tite nas redes sociais.

Após o anúncio do técnico, no dia 14 de maio, os jogadores fizeram postagens em seus perfis oficiais agradecendo pela oportunidade de jogar com a camisa amarelinha. No geral, há grande expectativa sobre o resultado da Copa do Mundo e envio de mensagens positivas. Mas, de acordo com o levantamento da empresa, há quatro nomes que se destacam entre os convocados como grandes influenciadores das redes sociais: Neymar, Marcelo, Firmino e Gabriel Jesus. Os dados do estudo sobre a influência consideram os últimos 90 dias.

Neymar
O que ganha em relevância, tanto no Instagram quanto no Twitter, é Neymar Jr. Atuante nas redes sociais por impactar seus seguidores, ele é o que mais gera retweets no Twitter (4,5 mil nos últimos 90 dias), o que representa uma grande influência ao fazer seus fãs nessa rede - 39 milhões - compartilharem seu conteúdo. No Instagram, na comparação entre os outros convocados da seleção brasileira, o jogador é líder na média de comentários: 27 mil, nos últimos 90 dias.

Porém, um ponto interessante detectado pela Airfluencers nesse estudo foi o fato do Neymar ter restringido os comentários nas publicações em seu perfil oficial no Instagram. Ou seja, desde o dia 14 de março, somente quem é seguido pelo jogador nessa plataforma pode fazer comentários em seus posts, o que já impactou seu engajamento. O seu Airfluencers Score (métrica própria da empresa que avalia a qualidade de engajamento de um perfil. As notas variam de 0 a 1000) apresenta queda de 18%, registrando a nota 638.

Na foto em que agradece a Deus por estar mais uma vez representando a sua nação, ele recebeu 2,6 milhões de curtidas e somente 55 comentários, enquanto os outros jogadores receberam no mínimo 1,4 mil comentários:

Marcelo
Outro jogador que é fenômeno nas redes sociais é Marcelo Vieira (@marcelotwelve). É o único que possui perfil oficial no Instagram, Youtube, Facebook e Twitter e é atuante em todas. Marcelo é o segundo jogador da seleção mais influente do Brasil, atrás apenas de Neymar. No Twitter, possui 10 milhões de seguidores e gera uma média de 1,6 mil retweets. Já no Instagram, ele interage fortemente com sua audiência, gerando uma média de 579 mil curtidas e 2,2 mil comentários.

Sua base é de 24 milhões de seguidores, apresenta um crescimento de 9% nos últimos 90 dias. Contudo, seu Airfluencers Score (métrica própria da empresa, que avalia a qualidade de engajamento de um perfil. As notas variam de 0 a 1000) é de 584, mas pode apresentar melhora conforme sua performance nos jogos da Copa, pois as pessoas tendem a interagir mais em suas publicações.

Firmino
Quem vem crescendo e pode se tornar querido no Brasil é Roberto Firmino (@bobbyfirmino). Atacante do time inglês Liverpool, ele tem quatro milhões de seguidores e cresceu, nos últimos três meses, 31% no Instagram. Apesar de postar pouco comparado aos demais companheiros - somente 35 publicações nos últimos 90 dias - ele gera uma média 284 mil curtidas e 1,3 mil comentários, feitos por fãs do mundo inteiro: de árabes a americanos. Suas fotos retratam principalmente os bastidores da vida de atleta, incluindo algumas em família, o que gera engajamento e um Airfluencers Score de 932 em crescimento, chegando a uma marca significativamente maior do que a de Neymar, por exemplo.

Gabriel Jesus
Gabriel Jesus está em destaque na publicidade junto os patrocinadores na seleção. Ao agradecer a convocação nas redes ele conquistou quase 815 mil curtidas no post do Instagram e gerou 7.248 mil comentários. Sua base é de 6,9 milhões de seguidores, com crescimento na faixa de 17%. Sua média de comentários é de mil por post, com Airfluencers Score em 778, também acima do craque Neymar. Já no Twitter sua presença é mais branda, com 449 mil seguidores, que geram as médias de 1,2 mil retweets e 12 mil curtidas nos últimos três meses.

No fim da tabela das redes sociais
Agora, quem precisa comparecer melhor nos campos virtuais são os jogadores Fred Rodrigues, que apresenta, entre os convocados, a menor base de seguidores no Instagram (131 mil) e gera menos comentários (82 em média). Selecionado para a Copa do Mundo, ele ainda apresenta baixa representatividade no Twitter. Já Renato Augusto é o que menos faz postagens no Instagram. Nos últimos três meses fez somente quatro publicações e nenhuma no Twitter.

Comentários

Acervo

Voltar ao Topo

Copyright © 2006-2018.

Todos os direitos reservados.

Assine o Mundo do Marketing Inteligência

Copyright © 2006-2018. Todos os direitos reservados. Todo o conteúdo veiculado é de propriedade do portal www.mundodomarketing.com.br. É vetada a sua reprodução, total ou parcial sem a expressa autorização da administradora do portal.

Auditado por: Metricas Boss